Pais e professores dizem que orientação da Semed prejudicará estudantes com deficiência

A Secretária Municipal de Educação disse que não vai reduzir o número de professores-apoio em 2018.

Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores.

Reportagem atualizada às 12h27 desta sexta-feira (15)

Pais de estudantes com deficiência e professores-apoio de Patos de Minas foram até a Câmara Municipal e criticaram uma orientação da Secretaria Municipal de Educação que altera o tratamento oferecido aos estudantes com deficiência. A Secretária Municipal de Educação disse que não vai reduzir o número de professores-apoio em 2018.

Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores que convocaram a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira. Nesta quinta-feira (14), pais e professores-apoio destacaram que a nova orientação pode prejudicar a educação dos alunos com algum tipo de deficiência.

A orientação prevê tratamento coletivo e não individual como estava acontecendo. Além disso, a medida permite a contratação de estagiários para auxiliar os deficientes. A nova medida ainda exclui alunos com transtornos como déficit de atenção, hiperatividade, transtorno opositor desafiador- TOD e outros.

Pais de alunos que necessitam do profissional de apoio na escola são contra a medida. Rejane Maria Caetano, mãe da Júlia, entende que a contratação de estagiários não auxiliará a filha como ela necessita. Para ela, a orientação vai piorar a educação da estudante. “Ela já passou por 5 estagiários, nenhum conseguiu ajudá-la”, disse.

A professora-apoio, Natália de Sousa Andrade, também criticou a orientação técnica e pediu a reavaliação da medida. “A preocupação é grande porque crianças com deficiências graves podem não receber o auxílio adequado. Estudantes podem regredir nos ganhos pedagógicos e de socialização que já conquistaram”, destacou.

Os vereadores também questionaram a Secretária de Educação sobre a nova orientação. Fabiana disse que não vai haver redução no número de profissionais de apoio contratados pela rede municipal. A secretária entrou em contato com o Patos Hoje no início da tarde desta sexta-feira (15) e disse que não levou a alteração para o Conselho Municipal de Educação, diferente do que havíamos informado anteriormente.

Últimas Notícias

No Dia da Luta Antimanicomial, Prefeitura de Patos de Minas destaca avanços na saúde mental

Veja mais

Prefeitura de Patos de Minas anuncia novo procurador-geral que assume cargo nesta semana

Veja mais

Quem não conseguiu pagar o IPVA 2026 poderá parcelar o valor do imposto em até 12 vezes

Veja mais

Homem fica ferido após cair na Cachoeira da Taboca e mobiliza socorro em local de difícil acesso

Veja mais

Furto de celular agora pode render até 10 anos de prisão; veja as principais mudanças na lei

Veja mais

Adolescente de apenas 17 anos é flagrado com grande quantidade de drogas e anotações de tráfico

Veja mais