Pais e professores dizem que orientação da Semed prejudicará estudantes com deficiência

A Secretária Municipal de Educação disse que não vai reduzir o número de professores-apoio em 2018.

Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores.

Reportagem atualizada às 12h27 desta sexta-feira (15)

Pais de estudantes com deficiência e professores-apoio de Patos de Minas foram até a Câmara Municipal e criticaram uma orientação da Secretaria Municipal de Educação que altera o tratamento oferecido aos estudantes com deficiência. A Secretária Municipal de Educação disse que não vai reduzir o número de professores-apoio em 2018.

Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores que convocaram a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira. Nesta quinta-feira (14), pais e professores-apoio destacaram que a nova orientação pode prejudicar a educação dos alunos com algum tipo de deficiência.

A orientação prevê tratamento coletivo e não individual como estava acontecendo. Além disso, a medida permite a contratação de estagiários para auxiliar os deficientes. A nova medida ainda exclui alunos com transtornos como déficit de atenção, hiperatividade, transtorno opositor desafiador- TOD e outros.

Pais de alunos que necessitam do profissional de apoio na escola são contra a medida. Rejane Maria Caetano, mãe da Júlia, entende que a contratação de estagiários não auxiliará a filha como ela necessita. Para ela, a orientação vai piorar a educação da estudante. “Ela já passou por 5 estagiários, nenhum conseguiu ajudá-la”, disse.

A professora-apoio, Natália de Sousa Andrade, também criticou a orientação técnica e pediu a reavaliação da medida. “A preocupação é grande porque crianças com deficiências graves podem não receber o auxílio adequado. Estudantes podem regredir nos ganhos pedagógicos e de socialização que já conquistaram”, destacou.

Os vereadores também questionaram a Secretária de Educação sobre a nova orientação. Fabiana disse que não vai haver redução no número de profissionais de apoio contratados pela rede municipal. A secretária entrou em contato com o Patos Hoje no início da tarde desta sexta-feira (15) e disse que não levou a alteração para o Conselho Municipal de Educação, diferente do que havíamos informado anteriormente.

Últimas Notícias

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Saúde passa por transformação em Patos de Minas com investimento pesado em novas obras, reformas e ampliações

Veja mais

Motorista morre após caminhão aquaplanar e bater em carreta, na BR354

Veja mais