Pagamento de gorjeta é obrigatório? Por Brian Epstein Campos

A sugestão pode ser de 10, 15 ou 20%, mas é o cliente quem escolhe o valor.

A gorjeta é uma pequena quantia paga espontaneamente pelo cliente, de forma suplementar ao preço devido, a título de agradecimento pela prestação satisfatória de um serviço. Também considera-se gorjeta o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, destinado à distribuição aos empregados. A sugestão pode ser de 10, 15 ou 20%, mas é o cliente quem escolhe o valor.

Sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor, a gorjeta não é obrigatória e, em última análise, é considerada exigência manifestamente excessiva e o cliente não pode ser constrangido ao pagamento. Inclusive, há previsão de que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à devolução em dobro do valor que pagou em excesso, com juros e correção monetária. As reclamações devem ser direcionadas ao PROCON ou ao Juizado Especial.

Por outra vertente, a gorjeta não constitui receita própria dos empregadores, destina-se aos trabalhadores e será distribuída segundo critérios de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho, podendo esta fazer previsão de retenção, pela empresa, para custear os encargos sociais, previdenciários e trabalhistas derivados da sua integração à remuneração dos empregados. Tudo com a devida anotação na carteira de trabalho.

A gorjeta será sempre sinal de cortesia e respeito quando o serviço prestado é de boa qualidade. Além de revelar a nobreza do doador, ainda será um incentivo e homenagem ao trabalhador.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais