Pacientes reclamam de precariedade da UPA e Prefeitura prepara reforma total da estrutura

O prefeito Luís Eduardo Falcão informou que vai investir R$ 1 milhão nas obras de melhoria

Inaugurada há mais de oito anos, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – de Patos de Minas está precisando de reforma. A estrutura localizada no bairro Jardim Peluzo sofre com a ação do tempo e vem sendo alvo de reclamação por parte dos pacientes. O prefeito Luís Eduardo Falcão informou que vai investir R$ 1 milhão nas obras de melhoria.

A UPA se tornou a principal porta de entrada de pacientes em Patos de Minas. São dezenas de atendimentos diariamente e, diante da superlotação do Hospital Regional e do fechamento do Hospital São Lucas, a Unidade de Pronto Atendimento tem servido também como enfermaria para aqueles que aguardam por uma transferência.

Um dos grandes problemas enfrentados no local pelos pacientes e pelos servidores é a precariedade da estrutura. Fotos e vídeos enviados por pacientes e acompanhantes de pacientes à redação do Patos Hoje mostram buracos em paredes, danos na rede elétrica e na rede hidráulica, pia de banheiro solta, entre outros problemas.

Os pacientes se queixam também do mobiliário disponibilizado pela UPA. O acompanhante de uma paciente falou em levar arame de casa para remendar uma cadeira de banho que estava quebrada. O chuveiro disponível também não suporta a demanda e é alvo de críticas.

A Prefeitura de Patos de Minas e a Secretaria Municipal de Saúde estão cientes da situação e já programaram a reforma completa da Unidade de Pronto Atendimento. O prefeito Luís Eduardo Falcão anunciou a liberação de R$ 1 milhão para fazer a reforma completa da estrutura. Em nota enviada à redação do Patos Hoje, a assessoria de comunicação informou que a licitação para a contratar a empresa que fará a obra já foi concluída.

“Durante todo o ano de 2021, os servidores vêm trabalhando no projeto de reforma e modernização da unidade, bem como no levantamento da compra de novos aparelhos e melhorias na gestão”, informou a nota. O projeto prevê, por exemplo, ampliação da recepção, construção de espaço para educação permanente dos servidores e para abrigar mais leitos de observação, assim como de urgência e emergência.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde e representantes do Consórcio Soberana Brilhante Construções estudam a melhor forma de iniciar a obra sem prejudicar o atendimento aos pacientes.


Últimas Notícias

Desentendimento por tamanho de pedra de crack termina com três presos em Patos de Minas

Veja mais

Adolescente de 17 anos é apreendido por furto de roupas, equipamentos e até espada em Patos de Minas

Veja mais

Com 59 casos de leishmaniose em cães, agentes passam por capacitação para combater a doença em Patos de Minas

Veja mais

Produtores discutem desafios da cadeia leiteira na celebração do Dia Municipal do Leite em Patos de Minas

Veja mais

Conselho de Administração da Cresol Vale das Águas PR/MG visita Regional Minas Gerais

Veja mais

Homem é preso após ameaçar o irmão, danificar móveis da mãe e causar tumulto em Patos de Minas

Veja mais