Pacientes da Clínica do Rim afirmam que hemodiálise será interrompida por falta de pagamento

O valor da dívida do Ministério da Saúde referentes aos atendimentos aos dialíticos da região já realizados passa de R$ 1,3 milhão.

Ainda sem receber desde que iniciou o atendimento aos pacientes renais da região, a Clínica do Rim do Alto Paranaíba pode interromper o tratamento de hemodiálise pelo SUS nos próximos dias. O valor da dívida do Ministério da Saúde referentes aos atendimentos aos dialíticos da região já realizados passa de R$ 1,3 milhão.

Preocupado com a situação, Adenilton Nogueira Soares cobrou um posicionamento das autoridades do município. Ele acompanha o pai, Sebastião Nogueira, que necessita do tratamento de hemodiálise para sobreviver, e disse que foi comunicado nesta terça-feira (17) de que atendimento pelo SUS será interrompido esta semana.

Em nota encaminhada à redação do Patos Hoje, a direção da Clínica do Rim confirmou a falta de pagamento e disse que aguarda uma solução para este impasse até o dia 20 de agosto. “A Clínica do Rim cumpre, rigorosamente, o compromisso assumido em atender seguindo todas as regras sanitárias. Ocorre que, até o momento, por desobediência judicial e problemas burocráticos,  o SUS não repassou nenhum valor à Clínica do Rim. Ou seja, estamos financiando o atendimento de mais de 200 pacientes”, informou.

A redação do Patos Hoje também entrou em contato com a Prefeitura que enviou o seguinte posicionamento: “Quanto ao questionamento referente à Clínica do Rim, informamos que o atendimento de pacientes em tratamento de hemodiálise no local foi determinado por ordem judicial, a qual definiu também que o pagamento pelo serviço prestado é responsabilidade exclusiva da União Federal. Sobre o possível encerramento das atividades, o município não recebeu nenhuma notificação a respeito”.

Nota Clínica do Rim

“1) Após homologação de acordo judicial entre Ministério Público, Secretaria de Saúde de Patos de Minas e Associação dos renais crônicos ( ARCAP) , a Clínica do Rim aumentou sua capacidade técnica,  contratando mais de 40 profissionais , adquiriu mais 20 máquinas de HD , comprou insumos suficientes para atender TODOS os pacientes dialíticos da região.

2) A Clínica do Rim cumpre, rigorosamente, o compromisso assumido em atender seguindo todas as regras sanitárias,  a melhora clínica dos pacientes é evidente, a lista de cadastro no transplante renal está sendo atualizada, os exames laboratoriais estão em dia . Nossa missão é melhorar a cada dia nosso atendimento .

3) Ocorre que , até o momento, por desobediência judicial e problemas burocráticos,  o SUS NÃO repassou NENHUM valor à Clínica do Rim. Ou seja, estamos financiando o atendimento de mais de 200 pacientes . Um absurdo total !! Importante esclarecer que o Hospital São Lucas recebia os repasses em dia .

4) Dessa forma, deixamos claro que, além da Clínica do Rim ser a única da região a ter capacidade técnica para atender todos os pacientes,  ela agora vem evitando que o atendimento seja interrompido tirando dinheiro do próprio bolso .

5) Esperamos que através de bloqueio do valor a ser pago ou que, após reunião do ministério público com o Ministério da Saúde e Advocacia Geral da União, seja resolvida a situação até dia 20/08/2021”.

Últimas Notícias

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais

URT sai na frente, mas cede empate ao Boa Esporte na estreia no Campeonato Mineiro do Módulo II

Veja mais

Ciclista que participava de competição em Patos de Minas morre em acidente com carro

Veja mais

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mamoré marca aos 53 minutos do segundo tempo e estreia com vitória fora de casa no Módulo II

Veja mais