Paciente se emociona ao ser chamado para as primeiras cirurgias bariátricas pelo SUS na Santa Casa
O município vem se preparando desde janeiro de 2023, quando iniciou o "Ambulatório de Obesidade", para oferecer o tratamento.
O dia 12 de outubro de 2023, fica marcado pela realização das primeiras cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Patos de Minas. Os quatro procedimentos são realizados na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, durante todo o dia da Padroeira do Brasil.
"A realização das cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um marco histórico na promoção à saúde em Patos de Minas", relatou a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães. O município vem se preparando desde janeiro de 2023, quando iniciou o "Ambulatório de Obesidade", para oferecer o tratamento.
São cerca de 280 pacientes com problema de obesidade sendo atendidos no Ambulatório, sendo que os quatro primeiros já foram chamados para a cirurgia. O senhor Luiz Antônio da Silva estava emocionado. Ele disse que está há seis anos aguardando a cirurgia e que nem acreditou quando recebeu o chamado.
Para ter acesso ao Ambulatório de Obesidade, as pessoas precisam procurar a USF mais próxima de sua
casa, podendo ser encaminhados para o ambulatório, pacientes com mais de 16 anos e que preencham os critérios do SUS para cirurgia bariátrica. O médico Edson Antonacci, que conduz as cirurgias bariátricas através de convênio com o Cisalp, explicou os critérios para fazer o tratamento:
• Pessoas com IMC igual ou maior que 50; ou Igual ou maior que 40 e que não tiveram sucesso no tratamento clinico, realizado por no mínimo dois anos;
• Pessoas com IMC igual ou maior que 35, com comorbidades (diabetes melito e/ou hipertensão arterial de difícil controle, apneia do sono, doenças articulares degenerativas), sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos. O cirurgião geral fica responsável pela avaliação e a definição do método cirúrgico a ser realizado.
• Os pacientes ainda, podem ser encaminhados a critério médico, para avaliação pneumológica, psiquiátrica ou de alguma outra especialidade, se necessário.
Após a cirurgia, os pacientes ainda vão receber todo o acompanhamento clínico e psicológico necessário. As pessoas que não se enquadrarem nos critérios para o Ambulatório de Obesidade, serão encaminhadas para atendimento especializado. Esses pacientes serão triados pelas USF's e acompanhados pelo clínico da unidade e pela equipe multiprofissional da Atenção Básica.
A diretora da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, Odilene Gonçalves, comemorou a realização das primeiras cirurgias bariátricas pelo SUS na cidade. A expectativa é de todos os pacientes indicados e que estejam na fila do SUS sejam atendidos.