Ouriço-cacheiro sobe em poste de iluminação e faz órgãos traçarem estratégia para resgate

Para salvar o animal, uma operação foi montada, mas sem os equipamentos adequados, a Cemig preferiu desligar os disjuntores e esperá-lo descer.

O poste em que o ouriço subiu está na avenida Tancredo Neves, Bairro Paranaíba. ( Foto: Tô na Mídia CP )

A escalada de um ouriço-cacheiro em um poste de iluminação pública na cidade de Carmo do Paranaíba nesta terça-feira (08) mobilizou os moradores e diversos órgãos públicos. Para salvar o animal, uma operação foi montada, mas sem os equipamentos adequados, a Cemig preferiu desligar os disjuntores e esperá-lo descer.

De acordo com Ivan Magela, da Assessoria de Comunicação da CEMIG, a Polícia Militar Ambiental e os profissionais da empresa foram até o local para tentar fazer o resgate do ouriço. No entanto, pelas características do animal que possui espinhos que podem ferir os profissionais, não foi possível fazer o resgate.

Os profissionais da Cemig chegaram a fazer contato com o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas para que uma guarnição fosse até o local e recolhesse o animal. No entanto, como as equipes estavam ocupadas, isso também não foi possível. O Patos Hoje conversou com os bombeiros que esclareceu o que será feito. O animal deve descer de madrugada.

Eles orientaram que o animal tem hábitos noturnos e por isso deve deixar o poste quando não houver movimento por perto. “Ele está acuado. Várias pessoas foram para o local e o animal ficou amedrontado. Quando perceber que não existe ameaça, ele deve descer. Se isso não acontecer, amanhã cedo (09), iremos resgatá-lo”, informaram.

Para que não haja risco nem para o animal, nem para a rede elétrica, os disjuntores foram desligados. Ivan Magela informou que, caso seja mesmo preciso fazer o resgate, uma equipe da empresa irá até o local e executará um plano de segurança para que não haja risco para os profissionais dos bombeiros.

O poste em que o ouriço subiu está na avenida Tancredo Neves, Bairro Paranaíba. Os moradores ficaram sem entender como o animal conseguiu chegar até o local. Esse pequeno animal tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades.

Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, acaba sendo ferido pelos espinhos que ficam soltos pelo dorso, contradizendo a crença de que o ouriço arremessa os espinhos. Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais