Os limites do aborto no Brasil; Por Brian Epstein Campos

No Brasil, a conduta de provocar aborto em si mesma ou consentir que terceiro o provoque constitui crime, punido com pena de um a três anos de detenção.

Considera-se aborto a interrupção da gravidez até o início do parto; após iniciado o parto, a supressão da vida é considerada homicídio ou, conforme o caso, infanticídio – crimes com penas mais severas do que aquela cominada ao crime de aborto provocado pela gestante.

Contudo, existem três hipóteses excepcionais em que o aborto é permitido – desde que realizado por médico.

A primeira hipótese é conhecida como “aborto necessário”, realizado quando não há outro meio de salvar a vida da gestante. Vale registrar que não basta a existência de perigo à saúde (ainda que grave), deve haver efetivo risco de morte à gestante.

A segunda hipótese é conhecida como “aborto humanitário”, realizado quando a gravidez é resultante de estupro. Sua realização deve ser precedida de expresso consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Por fim, nosso ordenamento jurídico autoriza o chamado “aborto anencefálico”, realizado na hipótese de gestação de feto anencéfalo (feto que não desenvolveu o cérebro). Apesar da inexistência de previsão legal expressa, em 2012 o Supremo Tribunal Federal julgou que a interrupção da gravidez neste caso não configura crime.

Ressalta-se que, para interromper a gravidez nas hipóteses acima expostas, a lei não exige autorização judicial, nem fixa prazo gestacional máximo para a realização do aborto, embora seja recomendado que a interrupção seja feita até a 22ª semana de gestação.

Últimas Notícias

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais

Homem de 33 anos acaba preso ao misturar clonazepam com crack e ameaçar de morte a própria mãe

Veja mais

Garis escoram monte de lixo em carro estacionado e deixa proprietário indignado

Veja mais

Após receber denúncia anônima, Polícia Militar encontra casa usada para o tráfico de drogas

Veja mais

Acusados de assassinar produtor que vivia ameaçado são alvos de megaoperação em Patos de Minas

Veja mais