Os jogos de azar devem ser legalizados no Brasil? Por Brian Epstein Campos

Se o resultado do jogo depende principalmente da habilidade do jogador, ele não é considerado jogo de azar.

A lei define como “jogos de azar” aqueles em que o ganho e a perda dependem exclusiva ou principalmente da sorte. É o caso, por exemplo, de caça-níqueis, bingo e jogo do bicho. Se o resultado do jogo depende principalmente da habilidade do jogador, ele não é considerado jogo de azar.

Atualmente, estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessível ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele, constitui contravenção penal sujeita à pena de prisão simples, de três meses a um ano, e multa. A exploração de jogo do bicho, especificamente, é punida com pena de prisão simples, de quatro meses a um ano, e multa.

A proibição dos jogos de azar no Brasil foi estabelecida com o objetivo de proteger os bons costumes, a saúde pública e o patrimônio das pessoas, pois o vício em jogos de azar é reconhecidamente uma doença que, não raro, arruína famílias emocional e financeiramente.

Além disso, os favoráveis à manutenção da proibição argumentam que, nos países em que a prática é legalizada, os jogos de azar frequentemente estão relacionados a crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, associação criminosa, exploração sexual e tráfico de drogas.

Por outro lado, muitos defendem a legalização dos jogos de azar no Brasil. O principal argumento se relaciona aos benefícios econômicos que a regulamentação traria: geração de empregos, aumento da arrecadação tributária e fomento ao turismo.

Os favoráveis à legalização também argumentam que, apesar da proibição, os jogos de azar existem e são explorados de forma ilegal por particulares. Ademais, como o próprio Poder Público explora jogos similares, os favoráveis à legalização defendem que os jogos de azar já se tornaram socialmente aceitos.

E você, é a favor ou contra a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais