Órgãos de defesa civil de Patos de Minas apresentam plano de ação para o período chuvoso
Quase todos os anos, a cidade enfrenta problemas com enchentes e alagamentos em pontos isolados.
Em reunião no gabinete do prefeito Luís Eduardo Falcão na manhã desta quinta-feira (24), representantes de órgãos de defesa civil apresentaram o plano de ação que será implementado em Patos de Minas para enfrentar o período chuvoso que se inicia. Quase todos os anos, a cidade enfrenta problemas com enchentes e alagamentos em pontos isolados.
O plano de ação envolve a Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a Prefeitura de Patos de Minas e com o apoio de outros órgãos e da população em geral. Unidos, esses órgãos traçam estratégias para prevenir desastres ambientais que podem ocorrer no período chuvoso e também para atuar em caso de necessidade.
Embora as informações meteorológicas apontem para chuvas mais espaçadas neste período, os eventos extremos ocorridos recentemente no Brasil, como as enchentes no Sul e a seca prolongada em boa parte do país, deixam um sinal de alerta. “Então nós temos que aprender a lidar com os desastres, trabalhar antes que eles aconteçam, pra que gente possa trabalhar na prevenção, na preparação e reduzir esses riscos. Pra isso, nós estamos aqui hoje para apresentar um plano de emergência pluviométrica na sua versão 2024/2025”, ressaltou o major Arthur, do Corpo de Bombeiros.
Todos os locais com possibilidade de alagamentos, como a rua Barão do Rio Branco, avenida Fátima, as regiões ribeirinhas, como os bairros Vila Rosa, Jardim Paulistano e São José Operário, foram mapeados e deverão ser monitorados diariamente. A população pode ajudar evitando os locais de alagamento e cuidando de seus imóveis.