Operação do MPMG mira organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e jogo do bicho no Triângulo Mineiro

Armas, incluindo fuzis, dinheiro e ouro foram apreendidos durante a operação conjunta dos Gaecos de Uberlândia e Uberaba. Pelo menos uma pessoa foi presa em flagrante na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio dos Grupos Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 26 de maio, a 2ª fase da Operação SETH voltada à apuração e repressão qualificada a organizações criminosas envolvidas com a prática de infrações penais graves, como integrar organização criminosa, explorar jogo do bicho e lavagem de capitais.

A operação conjunta está sendo executada simultaneamente nas cidades de Araguari e Uberaba e também na capital do Estado de São Paulo, ocasião em que estão sendo cumpridos 14 mandados judiciais de busca e apreensão em face dos investigados. O MPMG conta com o apoio das Polícias Militar de Minas Gerais, das Polícias Civis de Minas Gerais e de São Paulo e também do Gaeco de São Paulo.

Conforme o Gaeco, uma pessoa foi presa em flagrante em Araguari. Vinte e quatro armas foram apreendidas, sendo 9 fuzis; elevada quantia em dinheiro (ainda não contabilizada), incluindo moeda estrangeira; máquinas de cartões de débito/crédito; um cordão e um anel de ouro; e uma barra de ouro (peso não informado).

A investigação concluiu pela existência de uma associação de pessoas devidamente organizadas e hierarquicamente estruturadas voltada a práticas criminosas em cidades do Triângulo Mineiro, contando com membros integrantes com endereços na cidade de São Paulo, voltada ao cometimento de, pelo menos, as seguintes infrações penais: integrar organização criminosa (artigo 2.º da Lei 12.850/13), exploração da loteria clandestina denominada jogo do bicho (artigo 58 do Decreto-Lei 3.688/1941) e lavagem de capitais (artigo 1º, caput e parágrafo 1º da Lei 9.613/98).

As ações desencadeadas hoje envolvem a atuação efetiva de quatro promotores de Justiça de Minas Gerais, dois delegados de polícia Civil, sendo um do Estado de Minas Gerais e um de São Paulo, 40 policiais Civis dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, 40 policiais Militares, além de servidores e colaboradores dos Ministérios Públicos mineiro e paulista.

Quanto à denominação da operação, destaca-se que SETH, também referido como Set, seria o Deus Egípcio do caos, da guerra e da confusão, destacando conceitos negativos como o autoritarismo, a fúria, a crueldade, o tumulto, o sofrimento e a disputa.

Operação SETH 1ª fase

A mencionada operação deflagrada no ano passado se destinou a apurar e responsabilizar o duplo homicídio qualificado (um consumado e um tentado) ocorrido na cidade de Araguari, em 20 de abril de 2021, ocasião em que uma das vítimas foi alvejada por disparos de arma de fogo e veio a óbito, enquanto a outra vítima, seu genitor, também alvejado, sobreviveu, mesmo com a brutal ação dos criminosos.

Na ocasião, um dos ofendidos encontrava-se no interior de um estabelecimento comercial situado na cidade de Araguari quando foi alvo da ação criminosa, oportunidade em que também fora ofendido seu genitor, proprietário do mercado.

Conforme o MPMG, os crimes foram cometidos de forma bárbara, praticados sem qualquer condição de defesa ou reação por parte das vítimas, sendo, ainda, a motivação torpe (artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV, por 2 vezes, sendo um consumado e um tentado), haja vista que, conforme restou apurado à época, os crimes foram cometidos em razão de disputa por pontos de exploração de jogos de azar e do bicho entre duas associações criminosas distintas. As investigações da 1ª e 2ª fase da operação continuam em andamento perante o Ministério Público e o Gaeco, ambas sob sigilo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais