Operação Adamas da Polícia Federal apreende armas e diamantes em Patos de Minas

32 homens e oito viaturas fizeram parte da “Operação Adamas” de combate à extração e venda ilegal de diamantes.

Agentes da Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia amanheceram o dia em Patos de Minas. 32 homens e oito viaturas fizeram parte da “Operação Adamas” de combate à extração e venda ilegal de diamantes. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Duas pessoas foram presas e os policiais aprenderam armas e pedras de diamante.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Cuiabá, depois que os policiais federais descobriram que diamantes retirados de forma ilegal da reserva indígena Roosevelt chegavam até a região e eram vendidos para o exterior de forma clandestina. Além de Patos de Minas, a PF cumpre mandados em Belo Horizonte e Coromandel.

Em Patos de Minas, duas pessoas foram presas. As identidades dos dois homens não foram reveladas. Com um deles, os policiais federais encontraram uma espingarda e uma pistola calibre 22. Também foram apreendidas com os acusados, cinco pedras de diamantes de tamanhos variados.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Emerson Aquino, que comandou a “Operação Adamas” em Patos de Minas, os dois empresários presos serão encaminhados para o Presídio Sebastião Satiro e ficarão à disposição da Justiça Federal de Cuiabá. As armas e pedras preciosas também farão parte do processo.

A Reserva Indígena Roosevelt ocupa parte de Rondônia e do Mato Grosso. O lugar passou a ser conhecido depois da descoberta de uma das maiores minas de diamante do planeta. A reserva é habitada principalmente por índios Cinta Larga que vivem em conflito com os garimpeiros. A extração ilegal das pedras preciosas é comum nesta região.

A “Operação Adamas” tem o objetivo de reduzir a extração ilegal de diamantes na reserva Roosevelt. Os dois empresários presos em Patos de Minas podem ser condenados pelos crimes de danos à floresta de preservação permanente, extração ilegal de diamantes, usurpação de bens da união, receptação, formação de quadrilha e contrabando.

Últimas Notícias

Casal é preso por furtar treliça de construção e ser flagrado com drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem com tornozeleira eletrônica é preso logo após agredir e assaltar idosa em Patos de Minas

Veja mais

Ladrões cortam correntes e furtam todas as baterias de carretas estacionadas no bairro Guanabara

Veja mais

Fenômeno raro: cometa com longa cauda pode ser visto nos céus de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Foragido da justiça de São Paulo é preso durante operação na MGC354, de Patos de Minas

Veja mais