Onda pós Covid-19 faz movimentar clínicas de reabilitação cardiopulmonar em Patos de Minas

A demanda por esse tipo de tratamento cresceu assustadoramente nos últimos dias.

Muitos pacientes ficaram com sequelas e estão tendo que frequentar clínicas de reabilitação cardiorrespiratória.

Dos 1721 casos confirmados de Covid-19 em Patos de Minas registrados até agora 1464 já estão livres do novo coronavírus, um percentual de cura que passa de 85%. Mas nem todos conseguiram ficar totalmente livres das consequências da doença. Muitos pacientes ficaram com sequelas e estão tendo que frequentar clínicas de reabilitação cardiorrespiratória. A demanda por esse tipo de tratamento cresceu assustadoramente nos últimos dias.

A Clínica de Reabilitação Cardiorrespiratória localizada no bairro Cônego Getúlio em Patos de Minas conta com três fisioterapeutas - Iara Mendes Campos, Franciely Andrade e José Amir Babilônia – e os três estão com a agenda cheia. “Esta semana temos apenas alguns horários disponíveis”, explica José Amir. Segundo o fisioterapeuta, quase todos os pacientes que estão procurando a Clínica foram vítimas da Covid-19 e que ficaram com sequelas.

José Amir explica que a Covid-19 afeta principalmente o pulmão, mas que também deixa graves sequelas cardíacas, hepáticas, renais e sequelas musculares. “Além disso, os pacientes que precisaram permanecer na UTI apresentam forte deterioração muscular. Isso faz com que eles apresentam cansaço extremo, fadiga extrema, baixíssima resistência a qualquer atividade simples e por isso a necessidade da fisioterapia cardiorrespiratória”, explica José Amir.

Questionado sobre o perfil dos pacientes que tem procurado a Clínica, José Amir afirma que tem pessoas de todas as idades. “Eu tenho dois pacientes jovens de 26 anos fazendo fisioterapia e também idosos”, disse. O fisioterapeuta explicou ainda que existem grupos familiares procurando a Clínica. “A gente tem duas famílias fazendo tratamento aqui na Clínica, com pai, mãe e filho que tiveram a Covid-19”, afirmou ele.

José Amir explicou que ainda não é possível precisar as sequelas que a Covid-19 poderá deixar no pulmão dos pacientes, mas explicou que o tratamento poderá melhorar as funções dos órgãos para que essas sequelas tenham o menor efeito possível no organismo.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais