“Olhar pela educação”; projeto oferece consulta e óculos gratuito a estudantes carentes

Enxergar, e bem, as novas possibilidades cria cidadãos que também contribuirão para um futuro melhor para si e para o mundo que os cerca.

O acesso à educação de qualidade abre portas e transforma vidas. É do conhecimento de todos que a educação infantil é a base para um desenvolvimento futuro. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida. Olhar o mundo novo que lhes é apresentado é fundamental. Enxergar, e bem, as novas possibilidades cria cidadãos que também contribuirão para um futuro melhor para si e para o mundo que os cerca.

É por isso que um grupo de voluntárias muito especial, composto pelas médicas oftalmologistas Dra. Marina Vilas Boas e Dra. Cristina Carvalho e as empresárias Joana Barros, Ludmila Falcão e Natália Persi, se uniu para olhar pelas crianças de Patos de Minas através do projeto OLHAR PELA EDUCAÇÃO. O objetivo do projeto é realizar consultas oftalmológicas para todas crianças do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, que apresentem alterações em triagem inicial realizada nas escolas. O projeto visa ainda conscientizar da importância da consulta oftalmológica infantil e treinar enfermeiros da redes pública para que consigam avaliar a acuidade visual dos pequenos.

A primeira semana de triagem na rede pública de ensino começou nesta segunda-feira, dia 7 de março. Foi um sucesso! 50% dos alunos, quase 600 crianças, já foram testadas.

Alunos, professores e diretores receberam nosso projeto com muito carinho. O teste de acuidade visual com a Tabela de “E” Snellen está sendo realizado pela equipe do Olhar Centro Oftalmológico, acadêmicos de Medicina do Unipam e voluntários do grupo Patos Solidária. Os alunos que apresentam alterações na triagem seguem para consulta oftalmológica e prescrição de tratamento clínico (óculos, oclusão, colírios), onde também serão presenteados com óculos doados pela Ótica Joana Barros.

Com criatividade e amor todos estão desempenhando suas tarefas para envolver e deixar as crianças bem a vontade.

Nos próximos dias, os testes serão finalizados e a previsão é que até abril, mais de 1000 alunos estejam com sua saúde ocular em dia e mais perto de um futuro promissor.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais