Oito parques tecnológicos poderão ser implantados em Minas: Patos e Patrocínio são possíveis contempladas

Instrumentos irradiadores de desenvolvimento, as unidades compreendem uma área física delimitada, urbanizada de forma a atender a empresas intensivas em tecnologia.

Araxá, Brumadinho, Diamantina, Lavras, Montes Claros, Alto Paranaíba (Patrocínio e Patos de Minas), São João Del Rei e Teófilo Otoni poderão ganhar um forte instrumento indutor de desenvolvimento social e econômico. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vicente Gamarano, presidiu o encontro onde foram apresentados os resultados dos estudos de viabilidade técnica para os parques tecnológicos destas cidades, promovido em parceria com o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev/UFV). Na oportunidade, o secretário Vicente Gamarano e a superintendente de Inovação Tecnológica, Brenda Alves, receberam o relatório dos resultados, entregue pela diretora executiva do Centev, Adriana Ferreira de Faria.

Instrumentos irradiadores de desenvolvimento econômico e social, os parques tecnológicos compreendem uma área física delimitada, urbanizada de forma a atender a empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem próximas de uma universidade com o objetivo de aproveitar a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios. Investimentos de longo prazo, normalmente os parques são geridos por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar o bem-estar da comunidade em que se insere, promovendo a cultura de inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento.

De acordo com Vicente Gamarano, os parques tecnológicos fazem parte de um conjunto de política de ações estratégicas da pasta da Ciência e Tecnologia que não se colhem resultados em curto prazo. “É necessário muito investimento e sei que toda a equipe da Sectes plantou as sementes necessárias que serão colhidas no futuro”, afirmou Gamarano, completando que somente o investimento na educação será capaz de transformar a sociedade. “Conhecimento adquirido e guardado para si não tem o mesmo valor quando compartilhado. E os Parques Tecnológicos proporcionam esta troca de conhecimento para uma sociedade melhor”.

Presente na reunião, Narcio Rodrigues afirmou que, quando ocupava o cargo de secretário da Sectes, sempre se empenhou para o desenvolvimento dos parques tecnológicos. “O Governo de Minas fechou um compromisso com essas iniciativas e sei que firmamos um ponto de partida importante para a consolidação desses parques. Este documento apresentado hoje é um resultado de trabalho da Secretaria que gostaria de vê-lo desdobrando", disse.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais