Observatório em Patos de Minas registra chuva de meteoros Líridas durante a madrugada

O fenômeno produziu aproximadamente a queda de até 15 bólidos por hora.


Todos os anos, desde 1861, a Terra é presenteada pelo fenômeno. A chuva Líridas é formada por pó e detritos que se desprenderam do cometa Thatcher, que passa pela órbita terrestre uma vez a cada 415 anos. O pico da chuva de meteoros Líridas ocorreu na madrugada desta sexta-feira (22). O Observatório IDS registrou cerca de 30 bólidos nos céus de Patos de Minas.

De acordo com estudiosos, quando ingressam na Terra, os detritos se queimam devido ao atrito e surgem no céu na forma das chamadas estrelas cadentes. Os meteoros são vaporizados e desaparecem no ar antes de atingirem o solo. Em 1982, por exemplo, observadores norte-americanos confirmaram a queda de quase 100 meteoros relacionados à Líridas por hora, foi o chamado outburst, uma hiperatividade momentânea de fluxo de meteoros entrando na atmosfera. Os astrônomos calculam que a trilha de meteoróides será renovada quando o Thatcher passar novamente perto da Terra, daqui a 200 anos.

De acordo com Ivan Soares do Observatório IDS, a chuva é considerada de média intensidade, mas os meteoros são brilhantes. O melhor horário para observação é nas madrugadas de céu claro, especialmente entre 3h e 5h. Para isso, basta procurar um local livre de poluição luminosa e de nebulosidade, como as áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos. Não se deve usar iluminação artificial, pois ela atrapalhará a visão no escuro. No caso da chuva Líridas, os meteoros irradiam da constelação de Lira, mas podem ser vistos em qualquer parte do céu. Para localizar a constelação, a sugestão é usar aplicativos, como Sky View e Carta Celeste, entre outros.

Apesar de o ápice ser nesta próxima madrugada, quando a Terra fica ainda mais perto da trilha de fragmentos deixada no espaço pelo cometa Thatcher, a chuva de meteoros poderá ser vista até 30 de abril. O Observatório IDS (Patos de Minas/MG) na madrugada desta sexta-feira (22) registrou a chuva. Mesmo com o céu parcialmente nublado, o que dificultou o registro, foram gravados nas 6 câmeras do observatório cerca de 30 meteoros durante a madrugada, entre a 0h00 e as 6h00 da manhã.

Últimas Notícias

Prefeitura prorroga até o dia 12 o prazo de inscrições para o 3º Festival de Viola Zé Marreiro

Veja mais

Incêndio às margens da BR 365 causa acidente com 4 veículos; um dos carros pegou fogo

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais

Homem acaba na delegacia após implicar vizinha baixando e aumentando volume de som

Veja mais