O trabalho infantil e seus limites; por Brian Epstein Campos

O trabalho infantil é o desenvolvido por crianças e adolescentes e sua proibição considera a faixa etária, as condições e a atividade que se exerce.

Até os treze anos, a proibição é total. Entre quatorze e dezesseis anos, o trabalho é admitido na condição de aprendiz. Entre dezesseis e dezessete anos, há permissão parcial, proibidas atividades noturnas, insalubres, perigosas e penosas, isto porque estas atividades são prejudiciais ao desenvolvimento dos adolescentes.

Há também a permissão para o trabalho de crianças e adolescentes em representações artísticas. Para tanto, é necessário parecer do Ministério Público e autorização judicial, sempre considerando o tempo e a atividade exercida.

Para os especialistas, o trabalho dos menores, às vezes tolerado socialmente, não é meio de desenvolvimento social e humano, pois compromete o completo desenvolvimento intelectual, psicológico e moral do menor, e aqueles que são negligenciados acabam sofrendo algum tipo de limitação na vida adulta.

A fiscalização é feita pelos órgãos de fiscalização do trabalho ligados ao Executivo, pelo Ministério Público, pelas polícias e, para os casos de desobediência, são previstas sanções criminais, cíveis, além de pesadas multas.

Últimas Notícias

Primeira pesquisa com Falcão na disputa mostra bom desempenho ao Governo de Minas; Cleitinho lidera

Veja mais

Síndica de edifício tem porta danificada e moradores são agredidos após reclamarem de barulho de festa

Veja mais

Acidente de trânsito em Patos de Minas termina em briga e prisão por embriaguez ao volante

Veja mais

Policiais abordam carro com motorista buzinando de forma indiscriminada durante Corrida do Renascer Natalino e dois acabam presos

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária reúne colaboradores e inicia as comemorações de 50 anos

Veja mais

Proprietário de imóvel que praticava sextorsão contra inquilina é alvo de operação da Polícia Civil

Veja mais