Números de candidatos podem confundir e justiça recomenda colinha para eleitores

Neste domingo (03), os milhões de brasileiros vão escolher os próximos governantes do país, em âmbito estadual e federal.

Neste domingo (03), os milhões de brasileiros vão escolher os próximos governantes do país, em âmbito estadual e federal. Os cidadãos, além de saberem bem em quem vão votar, deverão lembrar o número dos 6 candidatos escolhidos, o que pode dificultar e atrasar a votação. Para evitar isso, a justiça eleitoral pede para que os eleitores levem anotados os números dos candidatos.

A preocupação é por causa do grande número de candidatos e das pesquisas que mostram que muitos não sabem o número do candidato escolhido e outros ainda têm dificuldade de lidar com a urna eletrônica . Para não perder nenhum voto, o eleitor terá que apertar as teclas da urna eletrônica 25 vezes.

A votação vai acontecer neste domingo (03), das 8h às 17h, e os mais de 101 mil eleitores de Patos de Minas devem ir às urnas escolher os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da república. Para que o eleitor não erre o voto, e para evitar atrasos e até que ele esqueça os números do seu candidato é recomendada uma colinha.

A própria Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo de cola com a ordem em que os candidatos aparecem na urna eletrônica. Primeiro, o eleitor vai votar para deputado estadual, são cinco números. Depois, o eleitor vai escolher o deputado federal, são quatro números. Em seguida os eleitores vão votar nos senadores. Vale lembrar que são dois senadores e não poderá votar em um mesmo candidato duas vezes. Por último, os eleitores vão escolher o governador do Estado e o presidente da república. Eles são identificados por números de dois dígitos.

Para votar o eleitor deverá estar portando também um documento com foto. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, não haverá mais a necessidade de levar o título de leitor e um documento com foto. Apenas com o documento que tenha foto, o eleitor poderá votar.

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais

Jovem de 22 anos perde R$ 6 mil em mais um golpe do falso intermediário de venda de veículo em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura vai instalar semáforo em cruzamento da Avenida Fátima Porto em Patos de Minas

Veja mais