Números de candidatos podem confundir e justiça recomenda colinha para eleitores
Neste domingo (03), os milhões de brasileiros vão escolher os próximos governantes do país, em âmbito estadual e federal.
Neste domingo (03), os milhões de brasileiros vão escolher os próximos governantes do país, em âmbito estadual e federal. Os cidadãos, além de saberem bem em quem vão votar, deverão lembrar o número dos 6 candidatos escolhidos, o que pode dificultar e atrasar a votação. Para evitar isso, a justiça eleitoral pede para que os eleitores levem anotados os números dos candidatos.
A preocupação é por causa do grande número de candidatos e das pesquisas que mostram que muitos não sabem o número do candidato escolhido e outros ainda têm dificuldade de lidar com a urna eletrônica . Para não perder nenhum voto, o eleitor terá que apertar as teclas da urna eletrônica 25 vezes.
A votação vai acontecer neste domingo (03), das 8h às 17h, e os mais de 101 mil eleitores de Patos de Minas devem ir às urnas escolher os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da república. Para que o eleitor não erre o voto, e para evitar atrasos e até que ele esqueça os números do seu candidato é recomendada uma colinha.
A própria Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo de cola com a ordem em que os candidatos aparecem na urna eletrônica. Primeiro, o eleitor vai votar para deputado estadual, são cinco números. Depois, o eleitor vai escolher o deputado federal, são quatro números. Em seguida os eleitores vão votar nos senadores. Vale lembrar que são dois senadores e não poderá votar em um mesmo candidato duas vezes. Por último, os eleitores vão escolher o governador do Estado e o presidente da república. Eles são identificados por números de dois dígitos.
Para votar o eleitor deverá estar portando também um documento com foto. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, não haverá mais a necessidade de levar o título de leitor e um documento com foto. Apenas com o documento que tenha foto, o eleitor poderá votar.