Novo projeto de construção de ponte e expansão urbana para além do Rio gera polêmica

O Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo para a aprovação na Câmara Municipal prevê a expansão do perímetro urbano de Patos de Minas para além do Rio Paranaíba.

O novo projeto prevê o prolongamento da avenida Carlos Nogueira Júnior no bairro Copacabana.

Uma nova proposta de expansão urbana em Patos de Minas, que prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Paranaíba nos fundos do bairro Copacabana e a expansão do perímetro urbano para o outro lado da margem esquerda, vai ser acompanhado de perto pelo Ministério Público. O Projeto de Lei que propõe a parceria com o Poder Público foi encaminhado para o Legislativo de forma acelerada, sem observar os trâmites normais.

O Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo para a aprovação na Câmara Municipal prevê a expansão do perímetro urbano de Patos de Minas para além do Rio Paranaíba nos fundos do bairro Copacabana. Os empreendedores teriam se comprometido em bancar a infraestrutura necessária, inclusive com a construção de uma nova ponte sobre o Rio. Um Protocolo de Intenções foi assinado entre a Administração Municipal e os empreendedores.

A proposta, no entanto, chega ao legislativo sem cumprir o trâmite normal. Órgãos consultivos, como o Conselho Municipal de Políticas Urbanas – COMPUR e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – não foram consultados. Além disso, o Código de Posturas do Município, que regula o crescimento da cidade, proíbe a expansão urbana para a outra margem do Rio Paranaíba.

Atualmente cerca de 40% do perímetro urbano de Patos de Minas é composto por lotes vagos. Há incentivos na legislação municipal para quem mantém seus imóveis limpos e cercados, mas os terrenos baldios se transformaram em um grande problema para a sociedade, com acúmulo de lixo, mato, animais peçonhentos e de muitas queimadas.

Sem uma justificativa convincente, o novo Projeto de Lei que prevê a expansão urbana para o outro lado do Rio Paranaíba gera dúvidas. O Promotor de Justiça, Paulo César de Freitas disse que vai acompanhar de perto o trâmite desta proposta.  Uma Audiência Pública será realizada no dia 08 de agosto para ouvir a opinião da população sobre esta proposta.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Diretoria da OAB visita APAC e destaca trabalho exemplar da entidade na ressocialização de presos

Veja mais

Gustavo Brasileiro e Rhenys Cambraia são aclamados presidentes da AMAPAR e CISPAR

Veja mais

Homem é preso após furtar mais de 50 barras de chocolate de restaurante, em Patos de Minas

Veja mais

Estrada que liga Pilar a Lagamar vira atoleiro e carros ficam pelo caminho

Veja mais