No dia Mundial de Luta contra a Aids, Patos de Minas tem alerta para aumento da doença

Patos de Minas registrou 96 novos casos de pacientes com Aids no ano passado. Esse número é praticamente o dobro do registrado em anos anteriores.

Existe a distribuição gratuita de preservativos.

O dia 1º de dezembro é dedicado a conscientização das pessoas sobre a Aids. Após um período de redução no número de casos, o índice de pessoas infectadas pelo vírus HIV voltou a crescer principalmente entre os homens jovens e trouxe preocupação para as autoridades de saúde. Esse aumento é registrado também em Patos de Minas.

De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa de DSTs, AIDS e Hepatites Virais Crônicas, Clérida Ávila de Queiroz, somente no ano passado, Patos de Minas registrou 96 novos casos de pacientes com Aids. Esse número é praticamente o dobro do registrado em anos anteriores. Em 2016, os números também são preocupantes. Somente de Janeiro a setembro o Programa registrou 70 novos casos de HIV/Aids na cidade.

No estado de Minas, no período de 2010 a 2015, foram diagnosticados 18.602 casos de HIV/AIDS, que estão distribuídos em 730 municípios. Desses casos, 40% foram diagnosticados em heterossexuais, 33% em homossexuais e 5% em bissexuais. Além disso, mais de 45% dos casos conhecidos estão entre jovens de 20 a 34 anos. Em 2016, no período de janeiro a 28 de novembro, foram diagnosticadas 2.741 pessoas com a doença.

Hoje, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma campanha com o teme  “AIDS: o maior perigo é não saber”.  A ação busca ampliar a conscientização sobre as doenças, chamar a atenção para os tratamentos adequados e formas de prevenção, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce.

O Brasil é referência internacional no tratamento de HIV/AIDS. Por meio do SUS é disponibilizado aos soropositivos os antirretrovirais, mensalmente, por meio das Unidades Dispensadora de Medicamentos (UDMs) dos CTA/SAE. Atualmente, Minas Gerais fornece medicamentos para 27.026 pessoas com a infecção.

Além disso, existe a distribuição gratuita de preservativos. O uso da camisinha em todas as relações sexuais é a forma mais eficiente de evitar a contaminação pelo Vírus HIV. Além disso, é recomendável o uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings e o não compartilhamento de seringas e agulhas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais