Mutirão para reconhecimento de paternidade tem vagas para Patos de Minas e região

O Mutirão do Direito a Ter Pai busca o exercício do direito à paternidade.

Estão abertas as inscrições para o Mutirão ‘Direito a Ter Pai 2021’. Esta é a 9ª edição estadual do mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade, promovido anualmente pela Defensoria Pública de Minas Gerais. Há vagas para Patos de Minas e para as cidades de Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, que compõem a comarca.

O drama de não conhecer e não ser reconhecido pelo pai, que implica quase sempre em não receber nenhum tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva, é uma realidade para muitos brasileiros. Só este ano, cerca de 7 mil bebês que nasceram em Minas Gerais não tem pai na certidão, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Em todo o país, mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras estão sem o nome do pai na certidão.

O Mutirão do Direito a Ter Pai busca o exercício do direito à paternidade. Todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

Os interessados em participar devem encaminhar a documentação necessária diretamente para a unidade da Defensoria Pública. Em Patos de Minas, o órgão funciona na avenida Padre Almir, número 1249, 3º andar, bairro Sobradinho. O órgão funciona de 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A inscrição pode ser feita pessoalmente e também pelo telefone (31) 98443-0261 ou pelo (34) 3823-4127. O prazo vai até 22 de outubro.

Documentação necessária

– Certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido, sem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento

– Documento pessoal com foto

– Comprovante de endereço

– Documento pessoal do representante legal, no caso de requerente menor

– Nome, número de telefone e endereço do suposto pai Exame de DNA

Nos casos em que será necessário o exame de DNA, a coleta será realizada nos laboratórios indicados pela Defensoria Pública de Minas Gerais.

O suposto pai que deseja reconhecer espontaneamente o filho também pode fazer a inscrição para participar do mutirão. Nesse caso, ele deverá informar o nome da pessoa que deseja reconhecer, número de telefone e endereço.


Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais