Mutirão Direito a Ter Pai 2022 acontece amanhã em Patos de Minas e em outras 62 cidades

Após dois anos de realização de forma remota, neste ano o mutirão volta a acontecer presencialmente e com um recorde no número de inscritos.

A Defensoria Pública de Minas Gerais realiza nesta sexta-feira (06) o Mutirão Direito a Ter Pai 2022 em Patos de Minas e em outras 62 cidades do Estado. Após dois anos de realização de forma remota, neste ano o mutirão volta a acontecer presencialmente e com um recorde no número de inscritos.

Totalmente gratuito, o Mutirão ‘Direito a Ter Pai’ é uma inciativa anual da Defensoria Pública mineira. A ação extrajudicial busca o exercício do direito à paternidade/maternidade, além de fomentar a estruturação da família, principal referência na formação de vínculos de afetividade, sociabilidade e identidade das crianças, adolescentes e também de filhas e filhos adultos.

Esta é a 10ª edição em âmbito estadual desta iniciativa que tem contribuído para melhorar a vida de muitas famílias. Desde a primeira edição, em 2011, o mutirão ‘Direito a Ter Pai’ já realizou mais de 60 mil atendimentos e cerca de 10 mil exames de DNA. Em média, 70% deles têm resultado positivo.

Em Patos de Minas, a Defensoria Pública fica na Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, 1249/3º Andar, bairro Sobradinho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09hs às 17hs.

Dinâmica do atendimento

Durante todo o dia, as unidades receberão os participantes em horários agendados. Para aqueles que têm certeza da sua paternidade biológica e não têm interesse em fazer o exame de DNA, as partes (pai, mãe e filhos) farão uma sessão de conciliação com uma defensora ou defensor público para que seja formalizado o reconhecimento espontâneo de paternidade ou maternidade.

Após 40 dias, o novo registro de nascimento estará disponível para os participantes nos cartórios onde foram registrados.

Nos casos em que uma das partes tenha dúvida quanto à paternidade, será feito o exame de DNA. Técnicos do laboratório contratado pela Defensoria Pública estarão nas unidades fazendo a coleta do material genético de ambas as partes, conjuntamente. O resultado sai no dia 02 de novembro.

Para os casos em que o suposto pai não comparecer para fazer o exame de DNA, poderá ser proposta ação judicial para investigação de paternidade.

5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão

O drama de não conhecer e não ser reconhecido pelo pai, que implica quase sempre em não receber nenhum tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva, é uma realidade para muitos brasileiros. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em Minas, mais de sete mil bebês que nasceram em 2021 não têm o nome do pai na certidão.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais