MPMG e Mosaic firmam Termo de Compromisso para retomada de fatores de segurança na barragem em Patos de Minas

O acordo levou em conta um relatório de inspeção deste ano que não atestou a estabilidade da barragem e, consequentemente, acionou o nível 1, de três possíveis, de emergência do empreendimento.

Por meio de um Termo de Compromisso (TC), a Mosaic Fertilizantes P&k Ltda se comprometeu com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a adotar medidas visando obter a Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem B, estrutura construída pelo método a jusante que integra o complexo minerário da empresa em Patos de Minas, município do Alto Paranaíba. O acordo levou em conta um relatório de inspeção deste ano que não atestou a estabilidade da barragem e, consequentemente, acionou o nível 1, de três possíveis, de emergência do empreendimento.

Conforme a Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível 1 (NE1) é acionado quando a barragem não está adequada estruturalmente. Se os problemas não forem corrigidos, ela pode ser reclassificada para o nível 2 ou "não controlado". Já o nível 3 se refere à hipótese em que a ruptura é inevitável ou está ocorrendo. Segundo o TC, após a declaração do nível de emergência 1, a Mosaic implementou imediatamente todas as ações pertinentes e constantes do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem B.

Segundo apurado, a Barragem B não está em operação desde o ano de 2015, não recebendo rejeitos de mineração desde então. Além disso, um estudo de rompimento hipotético e um levantamento socioeconômico atestaram inexistência de residências na Zona de Autossalvamento (ZAS) e na Zona de Salvamento Secundário (ZSS), sem pessoas a serem evacuadas, sem estações de tratamento de água ou esgoto passíveis de serem atingidas ou patrimônio arqueológico e cultural na área da mancha de inundação.

Pelo acordo firmado, a empresa se obriga a apresentar ao MPMG, em até 30 dias, o Plano de Ação, protocolado perante a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que visa a retomar os fatores de segurança e obter a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva da Barragem B. A Mosaic ainda se comprometeu a não lançar rejeitos, altear ou utilizar a Barragem B até que seja garantida a estabilidade da estrutura por meio de emissão de DCE positiva. A empresa se obriga ainda, em caso de eventual elevação no Nível de Emergência para 2 ou 3, a comunicar imediatamente aos órgãos competentes e a implementar todas as ações exigidas no PAEBM da Barragem B.

Além disso, pelo ocorrido, a Mosaic pagará, a título de compensação, a quantia de R$350 mil, a ser destinada a projetos socioambientais para a região de Patos de Minas.

Compondo em Maio

O acordo foi celebrado durante o “Compondo em Maio”, programa do MPMG que incentiva a autocomposição para a resolução dos procedimentos extrajudiciais.

Pelo MPMG, assinaram o TC os promotores de Justiça José Carlos de Oliveira Campos Júnior (Patos de Minas), Carolina Frare Lameirinha (Coordenadoria Regional de Meio Ambiente)  e Lucas Marques Trindade (Coordenadoria de Meio Ambiente e Mineração).

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do MPMG

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais