MP quer invalidar lei que aumenta salários de prefeito e vereadores de João Pinheiro

A ADI ressalta que a esses agentes públicos se estende a cláusula de barreira de alteração do subsídio.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Procuradoria-Geral de Justiça, impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra duas leis publicadas pelo Município de João Pinheiro, em 2020. Uma delas fixou o subsídio dos vereadores da Câmara Municipal para o quadriênio 2021/2024 e a outra fixou o subsídio do prefeito municipal, do vice-prefeito e dos secretários municipais para a legislatura de 2021 a 2024.

Na ação, o MPMG defende que as normas foram aprovadas e promulgadas após as eleições municipais ocorridas em outubro de 2020, depois de já conhecidos os candidatos eleitos, em afronta ao princípio da anterioridade, previsto na Constituição Federal e na do Estado de Minas Gerais, bem como aos princípios da Administração Pública, especialmente o da moralidade, também previstos nas constituições. A ADI ressalta que a esses agentes públicos se estende a cláusula de barreira de alteração do subsídio.

Ao defender a inconstitucionalidade das leis, o MPMG apresentou os entendimentos dos tribunais superiores, dos Tribunais de Conta e de Justiça de Minas Gerais nesse sentido. “A Constituição determina a forma de fixação dos subsídios dos agentes políticos eletivos, estabelece regras da anterioridade da legislatura para a sua fixação, bem como sua inalterabilidade na mesma legislatura”, diz trecho da ação.

Por isso, a Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Coordenadoria de Controle da Constitucionalidade, requer que a Justiça declare a inconstitucionalidade da Lei n.° 2.535/2020 e da Lei n.º 2.536/2020, ambas do município de João Pinheiro.

Fonte: MPMG

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais