MP faz vistoria no Aterro Sanitário e Prefeitura promete ampliar coleta seletiva

Os cerca de 140 mil habitantes de Patos de Minas produzem uma média de 86 toneladas de lixo doméstico por dia.


Durante a visita ao Aterro Sanitário, a comitiva percorreu cada uma das etapas da destinação do lixo.
Uma comitiva formada por profissionais responsáveis pela destinação do lixo doméstico em Patos de Minas e secretários municipais acompanhou a prefeita Béia Savassi, a imprensa e representantes do Ministério Público em uma visita ao Aterro Sanitário na manhã desta quarta-feira (16). O promotor de justiça, Paulo Henrique Delicole, curador do meio ambiente da comarca, quer saber como o município está cuidando dos restos da população.

Os cerca de 140 mil habitantes de Patos de Minas produzem uma média de 86 toneladas de lixo doméstico por dia. A coleta é feita em caminhões que percorrem os quatro cantos da cidade e também algumas localidades rurais. Todo o material que é descartado pela população é levado para o Aterro Sanitário. A estrutura montada em 22 hectares, possui sete plataformas impermeabilizadas e com lagoas de decantação para evitar a poluição do meio ambiente.

Durante a visita ao Aterro Sanitário, o promotor Paulo Henrique Delicole percorreu cada uma das etapas da destinação do lixo e chegou a comentar a ausência de urubus e de moscas, comuns nestes locais. Ele disse que o município está no caminho certo, mas alertou que muita coisa ainda pode ser feita para melhorar a destinação dos restos da população. Ele lembrou que a aquisição de um compactador pode resolver o problema da falta de espaço para a destinação de entulhos na cidade.

Paulo Henrique Delicole salientou também que o município ainda joga fora muitos materiais que poderiam ser reaproveitados, como garrafas pets, sacolas plásticas e papel. Ele lembrou que a coleta seletiva de lixo pode contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, estimada em mais oito anos de uso.

A prefeita Béia Savassi falou do esforço que o município está fazendo para dar uma destinação correta ao lixo, protegendo o meio ambiente e lembrou que já existem projetos para ampliar a coleta seletiva na cidade. Ela disse que nos próximos dias novos bairros da cidade passarão a contar com este serviço e aproveitou para pedir o apoio da população.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresenta Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais