☰
✕

MP faz vistoria no Aterro Sanitário e Prefeitura promete ampliar coleta seletiva

Os cerca de 140 mil habitantes de Patos de Minas produzem uma média de 86 toneladas de lixo doméstico por dia.


Durante a visita ao Aterro Sanitário, a comitiva percorreu cada uma das etapas da destinação do lixo.
Uma comitiva formada por profissionais responsáveis pela destinação do lixo doméstico em Patos de Minas e secretários municipais acompanhou a prefeita Béia Savassi, a imprensa e representantes do Ministério Público em uma visita ao Aterro Sanitário na manhã desta quarta-feira (16). O promotor de justiça, Paulo Henrique Delicole, curador do meio ambiente da comarca, quer saber como o município está cuidando dos restos da população.

Os cerca de 140 mil habitantes de Patos de Minas produzem uma média de 86 toneladas de lixo doméstico por dia. A coleta é feita em caminhões que percorrem os quatro cantos da cidade e também algumas localidades rurais. Todo o material que é descartado pela população é levado para o Aterro Sanitário. A estrutura montada em 22 hectares, possui sete plataformas impermeabilizadas e com lagoas de decantação para evitar a poluição do meio ambiente.

Durante a visita ao Aterro Sanitário, o promotor Paulo Henrique Delicole percorreu cada uma das etapas da destinação do lixo e chegou a comentar a ausência de urubus e de moscas, comuns nestes locais. Ele disse que o município está no caminho certo, mas alertou que muita coisa ainda pode ser feita para melhorar a destinação dos restos da população. Ele lembrou que a aquisição de um compactador pode resolver o problema da falta de espaço para a destinação de entulhos na cidade.

Paulo Henrique Delicole salientou também que o município ainda joga fora muitos materiais que poderiam ser reaproveitados, como garrafas pets, sacolas plásticas e papel. Ele lembrou que a coleta seletiva de lixo pode contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, estimada em mais oito anos de uso.

A prefeita Béia Savassi falou do esforço que o município está fazendo para dar uma destinação correta ao lixo, protegendo o meio ambiente e lembrou que já existem projetos para ampliar a coleta seletiva na cidade. Ela disse que nos próximos dias novos bairros da cidade passarão a contar com este serviço e aproveitou para pedir o apoio da população.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Família de Sergipe pede ajuda para encontrar homem desaparecido em Patos de Minas

Veja mais

Promotor confirma que locais de votação não serão alterados em Patos de Minas e orienta eleitores

Veja mais

Arte nas Águas de Minas leva oficina de arte urbana e inclusão à Apae de Patos de Minas

Veja mais

Sem título de eleitor, foragido da justiça é preso em Lagoa Formosa por homicídio

Veja mais

Carreta desvia de caminhão parado e bate de frente com outra na BR365; ninguém se feriu

Veja mais

Jovem é preso por adulterar placa de moto com fita isolante para evitar multas em Patos de Minas

Veja mais