MP consegue liminar que suspende o pagamento de 13º salário dos vereadores

Os vereadores não vão receber o 13º salário e podem ter que devolver o dinheiro do abono natalino recebido nos últimos 3 anos.

Os vereadores de Patos de Minas e de São Gonçalo do Abaeté não vão receber o 13º salário e ainda correm o risco de ter que devolver o dinheiro do abono natalino recebido nos últimos 3 anos. O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão da Comarca de Patos de Minas, obteve liminares para suspender o pagamento do 13º subsídio dos vereadores dos dois municípios.

As ações civis públicas para impedir o pagamento do 13º salário aos vereadores são de iniciativa do Promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Campos Júnior. De acordo com o promotor, as resoluções legislativas que instituíram o abono natalino nas Câmara Municipais são inconstitucionais, por ferirem o art. 39, §4º da Constituição Federal.

Acolhendo os pedidos de concessão de liminares formulados pelo Ministério Público, o Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas, Dr. José Humberto da Silveira, determinou a imediata suspensão do pagamento do benefício, ordenando que os Presidentes das Câmaras Municipais depositem em juízo as quantias que seriam utilizadas para quitar o 13º subsídio dos vereadores. Os processos foram distribuídos no foro de Patos de Minas e correm com os seguintes números: 0480.08.121439-1 (Patos de Minas) e 0480.08.121450-8 (São Gonçalo do Abaeté).

Na ação, o Ministério Público sustenta que os vereadores não fazem jus a um décimo terceiro subsídio, porque o vínculo que guardam com a Administração Pública é estritamente político e a Constituição Federal prevê um sistema remuneratório próprio, distinto dos demais servidores.

Além de buscar a suspensão do benefício, considerado ilegal, o Ministério Público pretende o ressarcimento ao erário das quantias recebidas pelos vereadores sob esta rubrica, durante a atual legislatura, em valores devidamente corrigidos.

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté já foram intimados da decisão liminar. Ainda cabe recurso.

Últimas Notícias

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais