Mototaxistas ganham mais tempo para trocar motos, mas não podem carregar crianças

Os profissionais ganharam mais prazo para trocar as motocicletas e continuam sem poder carregar crianças.


Os mototaxistas lotaram as cadeiras da Câmara Municipal na tarde dessa quinta-feira (07) para acompanharem a votação de emendas.
Os mototaxistas lotaram as cadeiras da Câmara Municipal na tarde dessa quinta-feira (07) para acompanharem a votação de emendas que mudam as regras para a categoria. Três alterações eram propostas na lei, mas apenas uma foi aprovada. Os profissionais ganharam mais prazo para trocar as motocicletas e continuam sem poder carregar crianças.

A reunião dos vereadores dessa quinta-feira foi aberta com o uso da Tribuna Livre pelo delegado geral, Márcio Siqueira, chefe do 10º Departamento da Polícia Civil. Ele aproveitou o espaço para alertar as autoridades sobre os cuidados a serem adotados na implantação do Projeto “Olho Vivo” na cidade. 13 câmeras de monitoramento deverão ser instaladas em pontos estratégicos.

Em seguida, os vereadores se dedicaram a analisar os Projetos de Lei em pauta. Os mototaxistas aguardavam com ansiedade a aprovação de mudanças na legislação que regulamenta o serviço na cidade. O vereador João Bosco propôs aumentar a vida útil da motocicleta de 5 para 6 anos e permitir o transporte de crianças a partir de sete anos, desde que esteja garantido o seguro para o usuário, bem como a autorização dos pais e/ou responsáveis, descrito em um formulário padrão elaborado pelo próprio Poder Executivo.

As mudanças foram aprovadas em primeiro turno, mas nem todas tiveram respaldo da maioria e foram retiradas. Com isso, os mototaxistas vão continuar proibidos de transportar menores de 14 anos e obrigados a pintar as motocicletas. Os profissionais, no entanto, ficaram satisfeitos. O aumento da vida útil do veículo era o que eles mais queriam.

Com relação à pintura, os mototaxistas acreditam que a padronização facilita a fiscalização. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Eliomar Pereira, pede, no entanto, que a Prefeitura combata os clandestinos que circulam em grande número pelas ruas da cidade. Com relação à redução da idade dos passageiros, o vereador Francisco Frechiani alertou para o risco do transporte de crianças em motocicletas.

Na reunião dessa quinta-feira, os vereadores também aprovaram a convocação do secretário municipal de finanças e orçamento para dar explicações sobre as denúncias de subvalorização de um terreno de 150 hectares para efeitos de pagamento de impostos. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais