Mortes por febre amarela preocupam autoridades; Patos de Minas não atingiu a meta de imunização

Em fevereiro, dois macacos foram encontrados mortos em Patos de Minas, um deles foi enviado para análise, o outro estava em estado avançado de decomposição.


Os recentes casos de mortes de pessoas em decorrência da febre amarela têm preocupado, principalmente, os estados de Minas Gerais e São Paulo. Patos de Minas ainda não atingiu a meta de imunização da população. Não há casos registrados no munícipio. Em fevereiro, dois macacos foram encontrados mortos em Patos de Minas, um deles foi enviado para análise, o outro estava em estado avançado de decomposição.

Segundo a enfermeira Vanessa Vieira, a cobertura vacinal no município ainda não atingiu a meta de 95%. Atualmente, 88% da população recebeu o imunizante contra a febre amarela. A servidora alertou que muitos adultos ainda não receberam a vacina o que é preocupante, devido aos óbitos recentes, em São Paulo e Minas Gerais, serem, a maioria, adultos que não foram vacinados.

Vanessa destacou que Patos de Minas conta com grande estoque do imunizante. De acordo com ela, a primeira dose é ministrada em crianças de 9 meses, com o reforço sendo aplicado aos 4 anos de idade. Pessoas de 5 a 59 anos precisam receber apenas dose única do imunizante.

A servidora informou que os sintomas da doença são parecidos com o da dengue, como: mal-estar, dor no corpo e vômitos, em quadro leve. Nos casos mais graves da doença é comum os olhos e a pele aparentarem um tom amarelado e vômito com sangue. Os casos graves podem evoluir para óbito, como tem ocorrido em São Paulo e Minas Gerais.

Aqueles que não receberam o imunizante, ou estão em dúvida se receberam, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.

Macacos foram encontrados mortos em Patos de Minas

Os transmissores da febre amarela são os mosquitos com hábitos silvestres. Os mais conhecidos da América Latina são os Haemagogus e Sabethes. Os principais hospedeiros da doença são os macacos. Os humanos são considerados “hospedeiros acidentais” e podem contrair a doença, principalmente, ao adentrarem uma área de mata e serem picados pelos mosquitos transmissores.

Segundo Vanessa, em fevereiro, dois macacos foram encontrados mortos em Patos de Minas. O primeiro foi encontrado na zona rural, no dia 24. O corpo do animal foi recolhido e enviado para a análise, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado. No dia 28, um macaco foi encontrado morto na Mata do Catingueiro. Ele estava em decomposição e não pôde ser enviado para análise.

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais