Morte de macacos na região aumenta a preocupação dos patenses com a Febre Amarela

A notícia também deixou as autoridades de saúde da região em alerta.

Quem não tem comprovação de que recebeu a vacina deve se dirigir até uma unidade de saúde.

A localização de macacos mortos em áreas rurais de Ibiá e em Lagoa Grande fez aumentar a preocupação dos patenses com a Febre Amarela. Ainda não há comprovação de que os animais morreram em decorrência da doença, mas ainda assim a procura por vacinas nas unidades de saúde é grande. A notícia também deixou as autoridades de saúde da região em alerta.

Antes a recomendação era para que fossem imunizadas apenas as pessoas que precisem se deslocar para a área rural. Agora a vacina será disponibilizada para toda a população. Entretanto, não são todas as pessoas que precisam receber a dose. O chefe da divisão de epidemiologia, Erivaldo Rodrigues, explica que as pessoas que já receberam duas doses da vacina estão imunizadas para o resto da vida.

Quem não tem comprovação de que recebeu a vacina deve se dirigir até uma unidade de saúde, com ressalvas para alguns tipos de público. Segundo Erivaldo Rodrigues, os idosos e gestantes precisam passar por uma avaliação médica antes de receber a vacina. As pessoas que estejam fazendo tratamentos com imunossupressores ou que tiver imunossupressão adquirida também precisam passar por um médico.

De acordo com o chefe da divisão de epidemiologia as doses da vacina contra a Febre Amarela estão disponíveis nas unidades de saúde de Patos de Minas. Segundo Erivaldo Rodrigues, a Superintendência Regional de Saúde tem feito a reposição das doses, que tem sido enviadas aos postos. “A unidade que estiver faltando (a vacina) a gente vai repor”, afirmou.

Com relação aos macacos encontrados mortos na região, Erivaldo explicou que ainda não é possível afirmar que os animais morreram em decorrência da doença, mas disse que a Vigilância Epidemiológica está atenta e que não está esperando a confirmação para começar a atuar de forma preventiva.

Em todo o estado de Minas Gerais, já são 991 notificações de Febre Amarela, das quais 198 foram confirmadas e 57 foram descartadas. As demais seguem sob análise. As autoridades de saúde também investigam 169 mortes por suspeita da doença no Estado.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais

URT espera cerca de 3.500 torcedores na Arena DB para a estreia no Módulo II

Veja mais