Moradores protestam e preparam abaixo assinado contra uso de praça para a construção de creche
Nossa reportagem esteve na praça e conversou com um morador que disse que um abaixo assinado está sendo feito e será entregue na prefeitura.
Os moradores do bairro Sebastião Amorim não estão nada satisfeitos com a construção de uma creche na praça do bairro. Segundo eles, nenhum morador foi consultado pelo poder público acerca da obra no local. Nossa reportagem esteve na praça e conversou com um morador que disse que um abaixo assinado está sendo feito e será entregue na prefeitura.
Desde de que foi anunciada a construção de uma creche na praça do Bairro Sebastião Amorim, alguns moradores do entorno já se posicionaram contra. De acordo com o aposentado Vantuir Donizete, faltou comunicação por parte da prefeitura. Segundo ele, que mora na Rua Deusdete Amaro Teixeira há mais de 40 anos, nenhum morador foi procurado para que a situação fosse discutida.
Vantuir relatou que os moradores não são contra a construção da creche no bairro. Segundo ele é uma demanda que está grande, mas os moradores pedem que ela seja construída em outro local. Recentemente, a Prefeitura Municipal instalou um parquinho para as crianças e uma academia ao ar livre na praça. Também foi construída uma pista de caminhada. Vantuir disse os moradores utilizam todos esses espaços.
Ele também relatou que tudo o que há na praça são os moradores que cuidam como por exemplo as árvores e plantas que estão sendo cultivadas. O morador afirmou que um abaixo assinado está sendo preparado e será entregue na sede administrativa para que a creche não seja construída na praça. Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal que nos enviou o seguinte posicionamento:
- a duração prevista da obra é de oito meses, a contar de março de 2022;
- o projeto não elimina a academia ao ar livre e o parquinho infantil, apenas faz a realocação desses equipamentos;
- a pista de caminhada não será extinta. Pequena parte dela será retirada, com novo traçado nesse ponto de remoção, mas continuará atendendo bem as pessoas que utilizam esse espaço;
- parte das árvores plantadas por populares na área serão mantidas. Haverá remoção somente das que impedirem a execução da obra, por exemplo aquelas que prejudicarem o acesso à creche;
- a Secretaria de Obras Públicas já está ciente das queixas da comunidade quanto à obra e prepara um layout em 3D para apresentar aos moradores e explicar em detalhes como ficará a disposição do local;
- vale lembrar que a construção do CMEI no citado bairro visa dar melhor condição de acesso das crianças do Sebastião Amorim e entorno à educação infantil gratuita e de qualidade. O benefício chegará acerca de 200 alunos.