Moradores mostram revolta com falta d’água em Pindaíbas e cobram solução da Copasa
O distrito vem sendo abastecido de forma muito precária com caminhões-pipa.
Os moradores de Pindaíbas estão tendo que se virar literalmente para ter água para beber, fazer comida ou mesmo dar uma descarga. Há cerca de 15 dias, o distrito vem apresentando falta d’água e houve a promessa da construção de uma rede para captação de água, mas a demora tem causado revolta nos moradores. O distrito vem sendo abastecido de forma muito precária com caminhões-pipa.
Nesta sexta-feira (27), a situação voltou a ficar crítica. Na escola onde estudam mais de 100 estudantes nos 3 turnos, a água custa a ser suficiente para fazer a merenda. Nos outros dias, a caixa d’água foi abastecida pelo caminhão-pipa, mas nesta sexta nem isso aconteceu pela manhã. A Prefeitura tem fornecido galões de água mineral para matar a sede dos alunos da rede municipal.
Na comunidade, a situação não é diferente. Uma comerciante explicou que está pegando água de um caminhão-pipa, com água não potável, para poder fazer algumas atividades como dar descarga ou fazer uma limpeza. “A água não chega para todo mundo e, quando chega, não sobe até as caixas de tão fraca que vem correndo”, explicaram.
Os moradores cobraram agilidade na construção da rede para levar água para as centenas de famílias que vivem no distrito. Eles destacaram que há muita água no poção existente no Córrego Bauzinho e é possível resolver essa situação em definitivo, sem precisar da boa vontade de São Pedro. A previsão do tempo, infelizmente, não tem indicado chuva para os próximos dias.
A Copasa informou às 9h45 desta sexta (27) que, em razão da redução do volume de água captado devido à escassez hídrica, o aumento da temperatura e, consequentemente, o elevado consumo, o abastecimento da localidade de Pindaíbas, pertencente ao município de Patos de Minas, poderá apresentar intermitência nesta sexta-feira (27/09). A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado, gradativamente, no decorrer da noite de hoje (27/09).
Por volta das 12h45, o Patos Hoje voltou a entrar em contato com a Copasa e perguntou quando a rede para captação de água no poção do Córrego Bauzinho ficará pronta e quando o abastecimento será reestabelecido de forma definitiva e recebeu a seguinte resposta: " A Copasa informa que a previsão é que o fornecimento de água para a localidade de Pindaíbas, pertencente a Patos de Minas, seja normalizado, gradativamente, na segunda-feira (30/09). Até lá, caminhões-pipa darão suporte no abastecimento. As intermitências têm sido causadas pela diminuição no volume do manancial que atende a região. Para minimizar os impactos, uma nova fonte de produção emergencial está sendo implantada. A previsão é que essa nova alternativa entre em operação no próximo domingo (29/09)."