Moradores denunciam que árvores no bairro Alvorada estão sendo “mutiladas”
No final da ano passado, eles já haviam denunciado a realização de poda drástica no Oiti e na Murta, que estavam em excelente estado de conservação e eram símbolo de beleza e sombra para quem passava por ali.
Moradores do bairro Alvorada em Patos de Minas estão denunciando o que eles chamam de “mutilação” de duas árvores localizadas na esquina da rua Guajajaras com a rua Joaquim Marques de Souza. No final da ano passado, eles já haviam denunciado a realização de poda drástica no Oiti e na Murta, que estavam em excelente estado de conservação e eram símbolo de beleza e sombra para quem passava por ali.
A denúncia foi encaminhada a órgãos de fiscalização do Estado e do Município. A Prefeitura de Patos de Minas, através da Diretoria de Meio Ambiente, notificou no dia 1º de dezembro de 2020 o proprietário do imóvel pelo dano ambiental sem autorização ou licença prévia para poda. Segundo representante do Codema, foi feito um auto de infração, estipulando 15 dias de prazo para a apresentação de defesa do contribuinte, o que não ocorreu.
No entanto, o crime ambiental, além de não ter sido resolvido, foi acrescentado e recorrente. Segundo moradores, o inquilino que mora de aluguel no referido imóvel passou a “mutilar” as árvores com a retirada diária dos brotos que agonizam, mas insistem em nascer e crescer para a sobrevivência das árvores. “Um ato contínuo de covardia e destruição do meio ambiente. Ou seja, o eventual inquilino quer "matar" as árvores, ato classificado com o crime ambiental permanente”, destacou o representante do Conselho de Meio Ambiente.
A denúncia foi encaminhada à Polícia Militar de Meio Ambiente para providências legais e judiciais sobre o que vem ocorrendo desde o ano passado. Os órgãos ambientais aconselham o infrator a parar de cometer o presente crime ambiental sob pena de sanção das leis que regem o meio ambiente em Patos de Minas, inclusive com o pagamento de multa e cumprimento de obrigações sociais e ambientais.