Moradores denunciam invasão e crime ambiental em área de preservação no bairro Céu Azul
A área de preservação já vinha sofrendo com o despejo de esgoto e com uma grande erosão que, inclusive, vem ameaçando algumas casas.
Uma área de preservação no bairro Jardim Céu Azul está sendo destruída pela ação do homem. Denúncias feitas por moradores mostraram que o local foi invadido e que houve inclusive a retirada de vegetação nativa para o cultivo de bananeiras e hortaliças. A área de preservação já vinha sofrendo com o despejo de esgoto e com uma grande erosão que, inclusive, vem ameaçando algumas casas.
A área de preservação permanente pertence ao município e está sendo invadida. Um pequeno barraco foi construído no local. Cercas foram construídas e placas proibindo a entrada de pessoas foram instaladas no local. O caso foi encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Codema.
Segundo o presidente do órgão, Ivanildo Alves, o caso foi levado à Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Patos de Minas para que providências sejam tomadas. O Codema pediu à Administração Municipal que retire os invasores da área de Preservação Permanente, demolindo as construções que existem no local e paralisando imediatamente o dano ambiental.
De acordo com Ivanildo existem duas árvores da espécie Palmeira Buriti no local que são as únicas do perímetro urbano e que estão em risco com a invasão. A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi comunicada do problema para que providências sejam tomadas.
Autor: Maurício Rocha