Moradora recolhe dezenas de escorpiões dentro de casa e cobra limpeza de lotes vagos

Nessa quarta-feira (16), uma moradora mostrou a quantidade de escorpiões que ela já encontrou dentro de casa.

Reportagem atualizada às 13h36 desta quinta-feira (17) para inserir a resposta da Prefeitura Municipal

A falta de limpeza e de cercamento de lotes vagos em Patos de Minas continua perturbando muita gente. Nessa quarta-feira (16), uma moradora mostrou a quantidade de escorpiões que ela já encontrou dentro de casa. “Eles chegam a cair do teto”, contou a moradora.

O fato vem acontecendo na Rua Marta Eulália Ferreira, no Bairro Cerrado. Eliane Maria de Souza contou que há um lote vago ao lado de sua casa e outro grande terreno nos fundos de seu imóvel. Ambos estão tomados pelo mato e sem cercamento, como determina a lei.

Ela contou que, nos últimos dias, vem encontrando diversos escorpiões no interior de sua casa. Ela mostrou para a reportagem um vidro com cerca de 40 filhotes de escorpiões. “Sem contar os grandes e outros que a gente não consegue capturar”, ressaltou.

Ela contou que, por conta própria, o marido já limpou os terrenos, mas esta não é obrigação dele. “Durante a limpeza, já foi encontrada bolsa com documentos. Usuários de drogas também têm se escondido nos terrenos para consumir entorpecentes”, contou.

Ela cobrou providências dos proprietários dos lotes e também da Prefeitura que deve fiscalizar o cumprimento da legislação. Outro terreno que se encontra bastante sujo está na esquina da casa dela. “Moradores estão colocando lixo que a empresa de coleta não recolhe”, disse. Eliane ainda destacou que possui uma netinha de colo e tem muito medo que ela seja picada.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, os fiscais de Posturas, responsáveis pela vistoria em lotes vagos, trabalham com ações programadas e mediante atendimento de denúncias. Na região dos bairros Laranjeiras e Cerrado, houve ação especial de fiscalização em junho e julho, quando foram efetivadas 216 notificações.

Quanto a denúncias enviadas pelos canais de atendimento ao cidadão, há, de fato, atraso na fiscalização. Isso porque, durante alguns meses da pandemia de Covid-19, todos os fiscais foram direcionados para o trabalho de combate à disseminação do vírus. Assim, formou-se uma demanda reprimida, e o setor vem trabalhando para reduzi-la.

É importante ressaltar que, se tratando-se de área particular, a responsabilidade de mantê-la limpa, capinada e drenada é do proprietário, conforme prevê a Lei Complementar 379/2012. A mesma norma proíbe o despejo de lixo no local. Em caso de descumprimento, o responsável é notificado pelo município e tem até oito dias - contados a partir do recebimento da notificação - para efetuar a limpeza. Não obedecendo, será aplicada a multa.

A retirada de lixo despejado irregularmente em área particular não será feita pelo poder público, a não ser em situação de grave risco à saúde pública, cabendo avaliação preliminar do setor responsável.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais