Morador questiona construção de mata-burros na zona rural e pede providências urgentes em Patos de Minas

Ele pede para que a Prefeitura Municipal tome uma providência urgente para evitar acidentes mais graves no local.

A redação do Patos Hoje recebeu a visita do morador da zona rural de Patos de Minas, Nascimento dos Reis, mais conhecido como Xel, na tarde dessa segunda-feira (07). De acordo com ele, alguns mata-burros têm tirado o sono dos moradores da Região do Buracão por terem sido construídos de forma irregular. Ele pede para que a Prefeitura Municipal tome uma providência urgente para evitar acidentes mais graves no local.

De acordo com o morador, houve uma mudança na lei sancionada em 2011 pela então prefeita da época Béia Savassi. A lei de número 6.409 de 2011 estabelecia que os mata-burros fossem feitos com barras fixadas "horizontalmente". Entretanto, essa lei foi revogada no ano de 2018 pelo prefeito José Eustáquio. A nova lei, de número 7.663, vigente até os dias de hoje, estabelece que as barras sejam fixadas "verticalmente" com largura suficiente para a passagem de ciclo veículos.

Segundo Xel, em entrevista ao Patos Hoje, a reivindicação dos moradores é para eu os mata-burros voltem a ser feitos de forma horizontal e volte a atender a lei de número 6.409 de 2011. Xel contou que já foram registrados vários acidentes em razão da forma com que os mata-burros foram construídos. “Nós temos materiais suficientes para entrar na justiça contra o município pois não dá mais para ficar nessa situação”, disse ele.

Ainda segundo o morador, eles procuraram os vereadores para discutir a situação, mas não foram atendidos de forma adequada. “Nós chegamos a procurar o poder legislativo, mas notamos uma certa frieza por parte deles em relação à nossa demanda” relatou Xel. Ele também reclamou da falta de presença do por público na zona rural. Segundo Xel, os políticos só aparecem em épocas de eleição e depois desaparecem.

Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que enviou as seguintes informações:

"O referido mata-burro na estrada do Buracão, distrito de Pindaíbas, não foi construído pela Prefeitura de Patos de Minas, e sim por fazendeiros da região. A Secretaria de Obras Públicas busca mais informações de quem o executou, para realizar a devida correção.

Conforme a Lei Municipal 7.633, de 2018, os mata-burros nas vias rurais podem ser construídos com as barras na vertical, mas há espaçamento fixado entre elas, o que não foi observado nesse caso."

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais

SAMU e Bombeiros confirmam morte de 3 trabalhadores que inalaram gás tóxico em fosso de fazenda

Veja mais