Morador denuncia mancha de óleo em despejo de esgoto nas águas do Rio Paranaíba

Ele mostra um grande despejo de esgoto e uma mancha de óleo considerável de óleo nas águas do rio.


Os peixes do Rio Paranaíba são rejeitados pela maioria dos patenses por possuírem cheiro e gosto de óleo. A explicação pode estar em um vídeo feito por um morador do bairro Santa Terezinha nessa terça-feira (18). Ele mostra um grande despejo de esgoto e uma mancha de óleo considerável de óleo nas águas do rio.

O esgoto escorre pela tubulação que funciona como dreno da Lagoa Grande. Ela foi construída para manter o nível de água da represa e para evitar que ela transborde na época das chuvas. O certo é que por ali deveria passar apenas água das chuvas. Mas o esgoto não para de escorrer um só minuto, mesmo estando a apenas alguns metros de uma elevatória da Copasa.

Nessa terça-feira (18), a poluição piorou. Além do esgoto, os moradores notaram a grande mancha de óleo nas águas do Rio. Assim como o esgoto, o óleo também desce pela tubulação que deveria servir apenas para escoar água das chuvas. O vídeo foi encaminhado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente com pedido de providências.

O serviço de coleta e tratamento de esgoto é responsabilidade da Prefeitura de Patos de Minas, que terceirizou o serviço para a Copasa. O prefeito Luiz Eduardo Falcão disse que vai romper com a Companhia, mas por enquanto o contrato continua ativo.

Em resposta aos questionamentos do Patos Hoje, a Copasa informou que a situação do bairro Santa Terezinha, em Patos de Minas, foi regularizada na manhã desta quarta-feira (19). “Técnicos da Companhia constataram um entupimento da rede coletora localizada na rua Minas Gerais, o que ocasionou extravasamento no local exibido nas filmagens. Para evitar a reincidência do problema, a empresa ressalta a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não fazendo ligações de água pluvial nas redes de esgoto e evitando o lançamento de gordura e lixo nos ralos e vasos sanitários” , diz a nota.

A empresa também esclareceu que nenhuma reclamação referente ao caso foi registrada em seu sistema, e destacou que para agilizar o atendimento às demandas, os clientes devem acionar a Copasa diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

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