Monumento ao Homem do Campo é pichado e tem cigarro arrancado em nova vandalização

O Monumento foi inaugurado no aniversário de Patos de Minas em 1961 e já sofreu por diversas vezes ações como esta.

Os vândalos voltaram a agir contra o Monumento ao Homem do Campo, também conhecido como “Homem do Balaio”. Nesta sexta-feira (10), ele apareceu com pichações e sem o cigarro de palha. O Monumento foi inaugurado no aniversário de Patos de Minas em 1961 e já sofreu por diversas vezes ações como esta.

O monumento apareceu nesta sexta com a boca e os olhos pintados com uma tinta preta e também com a escrita de um suposto perfil do Instagram na base da estátua acompanhado da seguinte interjeição: “chama lá”. Ainda está pichada, com letras pequenas, a indicação de dois outros perfis em outro lado da obra.


O Homem do Balaio também voltou a perder o cigarro de palha que ficava em sua boca. E não para por aí o desrespeito. É possível ver que outra pichação, de um órgão genital masculino, havia sido feita recentemente no monumento, nas costas do pedestal. Essa pichação foi apagada, mas ainda ficaram marcas do dano.

A obra já foi alvo de vândalos por diversas vezes. Inaugurada no dia 24 de maio 1961, aniversário de Patos de Minas, ela foi restaurada pela última vez em 2016. O artista plástico José Batista Almeida, natural de Patos de Minas, foi quem realizou o trabalho. Foram gastos R$24 mil do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e toda a escultura foi recuperada.

A obra de 61 anos está situada na Praça da Avenida Getúlio Vargas, entre os quarteirões das ruas Marechal Floriano e Farnese Maciel. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento: “A Dimep- Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural- tomou ciência do ocorrido e, de forma mais imediata, programa a pintura do monumento. A diretoria já vem estudando alternativas para restaurá-lo”.

Últimas Notícias

Começam as inscrições para o concurso de Rainha Nacional do Milho 2026

Veja mais

Sobe para cinco o número de mortes em tragédia com dois carros na BR 365

Veja mais

Procon coordena mutirão para retirada de fios soltos na área central de Patos de Minas

Veja mais

PM desmantela “Boca de fumo” e prende mulher por tráfico e corrupção de menores

Veja mais

Mulher inventa assalto para esconder do marido que perdeu dinheiro em site de apostas e acaba na Delegacia

Veja mais

Motociclista é arremessado e sofre ferimentos graves após bater em caminhonete, em Patos de Minas

Veja mais