Monitor do PIB-FGV aponta retração de 0,7% na economia em outubro

Na comparação interanual, a economia cresceu 2,3% no trimestre móvel

O Monitor do PIB-FGV apontou retração de 0,7% na atividade econômica no mês de outubro, em comparação a setembro, e crescimento de 1% no trimestre móvel findo em outubro, em comparação com o terminado em julho. Na comparação interanual, a economia estagnou no mês de outubro e cresceu 2,3% no trimestre móvel findo em outubro.

As informações foram divulgadas hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Em termos monetários, estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) no acumulado do ano até outubro, em valores correntes, foi de R$ 7,162 trilhões.

Segundo o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, a economia brasileira continua estagnada com declínio em outubro comparado a setembro e paralisada em relação ao mesmo mês do ano passado. “Há de se levar em conta que o mês de outubro do ano passado teve resultado negativo, o que tornaria mais fácil crescer este ano”, disse.

O consumo das famílias cresceu 1,9% no trimestre móvel terminado em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. Na série com ajuste sazonal, o consumo das famílias apresentou avanço de 0,6% em comparação ao trimestre anterior.

A formação bruta de capital fixo, que são os investimentos, cresceu 7,6% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. “É importante ressaltar a visível queda nas taxas de crescimento desde o mês de junho deste ano. Na série ajustada sazonalmente, a formação bruta de capital fixo apresentou crescimento (2%) no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao findo em julho”, informou o Ibre/FGV.

A exportação apresentou crescimento de 5,7% no trimestre móvel terminado em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. O elevado crescimento do setor de serviços (31,3%) é o principal responsável por essa taxa positiva. Por outro lado, na análise da série dessazonalizada a exportação apresentou retração de 0,8% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao terminado em julho.

A importação cresceu 20,9% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. Na análise da série dessazonalizada, a importação apresentou retração de 0,3% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao terminado em julho.

“A indústria apresentou resultado negativo puxado pela forte queda da indústria de transformação, enquanto a agropecuária apresentou forte crescimento”, disse Claudio Considera. “O crescimento do ano será garantido pelo consumo das famílias e do governo”.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais