Ministro dos Transportes garante recursos para restauração da BR 365

O trecho da BR 365 entre Patos de Minas e a BR 040 será totalmente restaurada. A afirmação é do ministro dos transportes, Paulo Sé


A audiência com o ministro dos transportes Paulo Sérgio aconteceu na tarde dessa terça-feira (14) e contou com a presença de diversas lideranças.
O trecho da BR 365 entre Patos de Minas e a BR 040 será totalmente restaurada. A afirmação é do ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos e do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Jorge Fraxe, em reunião na tarde dessa terça-feira (14) com lideranças da região. R$ 100 milhões deverão ser investidos na restauração.

A audiência com o ministro foi solicitada pelo deputado federal, presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade, no final de janeiro, sugeriu a união das lideranças da região para solucionar o problema. Além de Antônio Andrade, participaram da audiência os deputados federais Gilmar Machado (PT) e José Humberto Soares (PHS), os prefeitos Edson Machado (PMDB - Lagoa Formosa), Fabiano Magela (PP - São Gonçalo do Abaeté), Rafael Detoni (PSC - Varjão de Minas), Orlando Fialho (PMDB - Vazante), José Eustáquio (DEM - vice-prefeito de Patos de Minas). Uma equipe da TV Integração e uma equipe da NTV acompanharam a reunião.

A BR 365 se tornou motivo de preocupação para as autoridades da região e de muita reclamação por parte dos motoristas. O trecho de cerca de 130 KM entre Patos de Minas e a BR 040, principal ligação entre o Triângulo Mineiro e Nordeste do país, ficou praticamente intransitável com as últimas chuvas. Enormes crateras dificultavam a viagem e davam muitos prejuízos para os motoristas. Uma operação tapa-buracos está em andamento, mas a rodovia necessita de uma restauração completa, como ocorreu em outros trechos.

O deputado federal Antônio Andrade mostrou ao ministro dos transportes e ao diretor do DNIT a importância da BR 365 para o desenvolvimento do país, devido à ligação do Sudeste ao Nordeste e pediu a realização dos investimentos necessários. “Solicitamos um trabalho semelhante ao que foi feito na BR354, ou seja, uma restauração completa do trecho", frisou o parlamentar. De acordo com ele, a obra precisa suportar o tráfego pesado da estrada”.

A resposta do ministro veio da forma em que as lideranças esperavam. Paulo Passos foi enfático ao afirmar: “Pode assegurar, deputado, que estamos cientes do problema e vamos resolvê-lo. Vamos dar segurança e conforto ao usuário. Faremos uma obra que garanta vida útil de, no mínimo, cinco anos para o trecho. Na próxima estiagem, haverá uma empresa mobilizada para isso”.

Na avaliação de Antônio Andrade, a união de forças deu certo. “Foi uma audiência suprapartidária, com deputados e prefeitos de vários partidos. Ninguém estava interessado em fazer política partidária, mas em beneficiar a região. Esta atitude é fundamental para o desenvolvimento do Alto Paranaíba”, acrescentou.

A partir de agora as obras terão três fases: a primeira está em andamento com a operação tapa buracos. Na segunda será feita a restauração dos pontos mais críticos. E na terceira será feita a restauração total do trecho. O processo de licitação para fazer o serviço mais pesado deverá ser aberto em 60 dias.

Autor: Maurício Rocha

Fotos e fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Antônio Andrade

Últimas Notícias

Com casa tomada por esgoto há três dias, morador se revolta e cobra providências da Copasa

Veja mais

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Caminhão carregado com pimentão perde o freio na serra da Catiara e tomba às margens da BR146

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária encontra moto furtada em Lagamar jogada às margens da MGC 354

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais