Ministro do STF cobra saída de Aécio Neves e Elmiro Nascimento pode ser convocado

O ministro cobrou que seja cumprida a decisão de afastar o senador e seja convocado o suplente.

Elmiro Alves Nascimento- DEM. ( Foto: Agência Minas )

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou nessa terça-feira (13) que levará o pedido de prisão contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para julgamento na Primeira Turma da Corte na próxima terça-feira (20). Ele cobrou que seja cumprida a decisão de afastar o senador e seja convocado o suplente. Neste caso, assumirá a vaga no Senado Federal o político patense Elmiro Alves do Nascimento, 1° Suplente do Senador Aécio Neves.

A prisão de Aécio Neves foi inicialmente negada pelo relator anterior do caso, ministro Edson Fachin, que decidiu somente afastar Aécio das atividades de senador. O que foi cumprido apenas nesta quarta-feira (14). Aécio Neves não participava das reuniões desde o afastamento, mas continuava formalmente como senador. Esta situação é que estaria impedindo Elmiro Nascimento de assumir o cargo, o que já deveria ter acontecido, de acordo com o Ministro Marco Aurélio.

O ministro ressaltou que, caso provocado pela PGR, poderá pedir esclarecimento ao Senado sobre o cumprimento da decisão que determinou o afastamento de Aécio das atividades parlamentares. Para Marco Aurélio, não basta que o senador se afaste voluntariamente, mas que o cargo seja considerado vago, sendo convocado um suplente, o que ainda não foi feito.

“Fica uma cadeira vaga. O desejável não isso, é que ela esteja preenchida”, disse Marco Aurélio. “Ao que tudo indica, o episódio de dezembro está fazendo escola. Não me passa pela cabeça que o Senado não cumpra decisão judicial”, acrescentou o ministro, fazendo referência ao caso Renan Calheiros, no fim do ano passado, quando a Mesa Diretora do Senado decidiu não cumprir decisão liminar pelo afastamento do político alagoano da presidência da Casa.

Com relação ao julgamento de prisão que vai ocorrer no dia 20, a Procuradoria-Geral da República entrou com um agravo contra a decisão que negou a prisão, ao mesmo tempo em que a defesa do tucano interpôs um agravo para garantir a liberdade dele. Ambos os pedidos serão levados à votação na Primeira Turma nesse mesmo dia, disse hoje o ministro Marco Aurélio, que foi sorteado o novo relator do caso de Aécio após ser acatado um pedido da defesa pela redistribuição do processo. “Serão analisados os extremos”, disse.

Fonte: Farley Rocha com Agência Brasil

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais