Ministérios Públicos e UFU decidem fazer licitação para escolha de terreno

A Administração Municipal não participará do processo.


Sede do Ministério Público Federal.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 16/10, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos Resende, comprometeu-se a realizar procedimento licitatório para a aquisição, via doação de particulares, do imóvel onde será construído o futuro campus da UFU na cidade de Patos de Minas.

O compromisso resolve pendência que se arrasta desde o ano de 2011 e já resultou inclusive em ação judicial proposta pelo MPF, com sentença anulando termo de doação anterior feito por particular.

Nos últimos meses, a discussão voltou à tona, a partir de notícias segundo as quais o governo estadual e a prefeitura estariam com a intenção de doar o terreno em que estão localizados os prédios da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz (EPAMIG) para a construção do campus.

A notícia preocupou os MPs federal e estadual, porque, de imediato, vislumbrou-se a ocorrência de graves prejuízos aos alunos e à comunidade, que decorreriam da remoção da escola, já que seria impossível a convivência, no mesmo espaço, das duas instituições.

Além disso, a doação por particulares seria mais favorável ao Poder Público, pois resultaria num ganho de no mínimo 15 milhões de reais, sem causar, por outro lado, diminuição do patrimônio estadual.

Fato é que, de olho na futura valorização dos imóveis vizinhos à área onde o campus será erguido, o assunto desperta o interesse de vários proprietários de terrenos em Patos de Minas. Por isso, para o Ministério Público, o processo de doação tem de levar em conta, além do interesse da Administração Pública na escolha da proposta que lhe seja mais vantajosa, também a isonomia entre todos os interessados, com observância de princípios constitucionais como os da impessoalidade e o da publicidade.

Com esse entendimento, os procuradores da República Sérgio de Almeida Cipriano e Marcelo Freire Lage, juntamente com o promotor de Justiça Paulo César de Freitas, encaminharam, no último dia 02 de outubro, Recomendação à UFU e ao prefeito municipal para que se abstivessem de praticar quaisquer atos relacionados à doação ou ao recebimento do terreno da Epamig.

Em seguida, foi marcada a reunião, realizada ontem, à qual compareceram tanto o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, quanto o reitor da universidade.

No final, acertou-se a realização do procedimento de licitação, que será realizada exclusivamente pela universidade, sem participação da Prefeitura. O edital, cuja proposta deverá ser apresentada ao Ministério Público em até 60 dias, irá prever todas as condições que possam motivar o ato de escolha do imóvel. Por exemplo, terá preferência o doador que oferecer área maior do que a mínima considerada pela UFU; que realize obras de infraestrutura básica e/ou que ofereça mais obras estruturantes, como prédios e instalações físicas; e que oferte a incorporação, pela universidade, de parte da valorização imobiliária resultante da instalação do campus.

Outra condição a ser imposta aos proprietários dos imóveis é que a mera participação no procedimento de licitação torna obrigatória a doação, sem possibilidade de arrependimento ou desistência posterior.

A Prefeitura, por sua vez, ficará responsável por analisar a questão do impacto de vizinhança que decorrer da implantação do campus no local escolhido.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal

Últimas Notícias

Mulher fica ferida na cabeça ao ser atropelada na faixa de pedestre

Veja mais

Filho pede dinheiro, mãe de 77 anos não dá e ele acaba furtando o celular dela

Veja mais

Bandido arromba cafeteria de lava-jato, toma refrigerante e vai embora com materiais; veja

Veja mais

Moradores têm casas invadidas por lama e responsabilizam construtora, em Varjão de Minas

Veja mais

Mulher é presa após furtar em supermercado e voltar para praticar novo crime

Veja mais

Adolescentes de 14 e 15 anos promovem fuga alucinante em motocicleta e acabam na delegacia

Veja mais