Ministério Público vai à Justiça para obrigar o Estado a contratar pediatras para o Hospital Regional

O promotor cita a carência deste profissional na unidade, o que recentemente motivou inclusive a transferência de recém-nascidos

O Ministério Público de Minas Gerais, através do promotor de justiça curador da saúde, Rodrigo Taufik, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para obrigar o Governo de Minas a contratar médicos pediatras para o Hospital Regional de Patos de Minas. O promotor cita a carência deste profissional na unidade, o que recentemente motivou inclusive a transferência de recém-nascidos em aeronaves para Belo Horizonte.

Na ação, o Ministério Público pede para que a Justiça obrigue o "Estado de Minas Gerais e a Fundação Hospitalar de Minas Gerais que realizem estudo econômico-financeiro regionalizado no prazo de 10 dias para se determinar os valores de mercado a serem oferecidos a pediatras em edital de processo de chamamento público (ou outra forma legal de cunho licitatório ou de seleção, nos termos da legislação vigente), havendo-se como parâmetro inicial aqueles pagos pela Santa Casa de Patos de Minas em plantão não presencial em serviços de maternidade de risco habitual, o que merecerá valorização proporcional a maior no HRAD (plantão presencial em alta complexidade)".

O Ministério Público pede ainda para que o Estado de Minas Gerais e à FHEMIG sejam obrigadas a publicarem os editais no prazo máximo de 15 (quinze) dias para contratação dos profissionais necessários para preenchimento de todas as vagas para médicos pediatras, incluindo-se aquelas de unidades de cuidados intermediários, efetivando os contratos ao final com base nos estudos realizados.

A Prefeitura de Patos de Minas também é citada na ação. O Ministério Público quer que a Administração Municipal garanta assistência pediátrica à população, mesmo que tenha que contratar leitos em hospitais particulares.

O Hospital Regional Antônio Dias vem enfrentando dificuldades para preencher o quadro de médicos. Os salários oferecidos pelo Estado não são atrativos para os profissionais. Há carências em outras áreas. O Patos Hoje apurou, por exemplo, que o Hospital não terá anestesistas no plantão desse final de semana.

Segundo o conselheiro estadual de saúde, Pedro Cunha, uma reunião está agendada para esta tarde para tratar do assunto.

Últimas Notícias

Briga por uso de quiosque em condomínio termina em prisões por injúria, vias de fato e agressão

Veja mais

Corpo encontrado no Rio Paranaíba é identificado como de homem que estava desaparecido desde sábado

Veja mais

Motociclista morre após perder o controle da direção e bater em poste na avenida Fátima Porto

Veja mais

Mulher é flagrada dirigindo com pneu estourado e em zigue-zague no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Pescadores encontram corpo humano em decomposição no Rio Paranaíba e acionam bombeiros

Veja mais

Homem dispara em cortejo fúnebre, vídeo é postado no Instagram e acaba preso junto com a irmã em Patos de Minas

Veja mais