Ministério Público quer acabar com o 13º salário dos vereadores de Patos de Minas

O 13º salário é pago aos vereadores de Patos de Minas desde 1997. Este ano eles vão receber um abono no valor de 4.980,00.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão instaurou inquérito civil público para apurar o pagamento de gratificação natalina na Câmara Municipal de Patos de Minas. O Ministério Público quer acabar com o pagamento do 13º salário para os vereadores.
De acordo com Portaria publicada pelo promotor, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, o pagamento de gratificação natalina aos vereadores é ilegal já que os integrantes do legislativo mantêm vínculo com o Estado de natureza estritamente política e não uma relação profissional ou de trabalho.
No inquérito, o Ministério Público argumenta ainda que a existência de leis municipais que permitem aos vereadores a percepção de 13º salário são inconstitucionais e importam em prejuízo para o erário público, com enriquecimento ilícito dos membros do legislativo.
O 13º salário é pago aos vereadores de Patos de Minas desde 1997. Este ano eles vão receber um abono natalino no valor de 4.980,00. A partir do ano que vem, se a gratificação não for cortada pela ação movida pelo Ministério Público, esse valor será de R$ 6.600,00, já que os salários dos vereadores terão reajuste de 33% a partir de 2009.
Os vereadores argumentam que o 13º salário é a única gratificação recebida pelos vereadores, ao contrário dos deputados, que também são legisladores e possuem uma série de benefícios como 13º salário, auxílio moradia e até verba para a compra de paletós.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais