Ministério Público quer acabar com o 13º salário dos vereadores de Patos de Minas

O 13º salário é pago aos vereadores de Patos de Minas desde 1997. Este ano eles vão receber um abono no valor de 4.980,00.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão instaurou inquérito civil público para apurar o pagamento de gratificação natalina na Câmara Municipal de Patos de Minas. O Ministério Público quer acabar com o pagamento do 13º salário para os vereadores.
De acordo com Portaria publicada pelo promotor, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, o pagamento de gratificação natalina aos vereadores é ilegal já que os integrantes do legislativo mantêm vínculo com o Estado de natureza estritamente política e não uma relação profissional ou de trabalho.
No inquérito, o Ministério Público argumenta ainda que a existência de leis municipais que permitem aos vereadores a percepção de 13º salário são inconstitucionais e importam em prejuízo para o erário público, com enriquecimento ilícito dos membros do legislativo.
O 13º salário é pago aos vereadores de Patos de Minas desde 1997. Este ano eles vão receber um abono natalino no valor de 4.980,00. A partir do ano que vem, se a gratificação não for cortada pela ação movida pelo Ministério Público, esse valor será de R$ 6.600,00, já que os salários dos vereadores terão reajuste de 33% a partir de 2009.
Os vereadores argumentam que o 13º salário é a única gratificação recebida pelos vereadores, ao contrário dos deputados, que também são legisladores e possuem uma série de benefícios como 13º salário, auxílio moradia e até verba para a compra de paletós.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais