Ministério Público entra na justiça para impedir realização de rodeio na Fenamilho 2015

O valor da causa foi estipulado em R$180 mil.

Montaria em touro durante a Fenamilho. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ingressou com uma ação na justiça na tarde desta terça-feira (26) pedindo a não realização do rodeio na Fenamilho 2015. A ação contra o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas argumenta que a prática de rodeio configura maus tratos a animais. A ação corre na 1ª Vara Cível da comarca de Patos de Minas.

A ação foi proposta pelo promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Jr. De acordo com a ação, a competição geralmente usa de meios e instrumentos como sedem, esporas e até equipamentos de choque para deixar os animais mais irritados o que acabam por abusar e provocar maus tratos aos animais, o que é proibido.

Ele, no entanto, ponderou que a intenção não é impedir a realização da Fenamilho e sim apenas a prática do rodeio. O representante do Ministério Público argumentou que a festa possui diversas outras atrações que tornam desnecessárias as competições envolvendo animais. José Carlos informou que em várias outras festas já não se promove mais a prática de rodeio.

Como a ação foi proposta nesta terça, o Sindicato dos Produtores Rurais ainda não teve conhecimento do conteúdo do processo. Mas adiantou que caso a decisão seja desfavorável que vai recorrer. O valor da causa foi estipulado em R$ 180 mil. O rodeio é uma das atividades mais tradicionais da Festa do Milho que chega a sua 57ª edição. A decisão da ação civil pública deve sair nos próximos dias.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais