Ministério Público entra na justiça para impedir realização de rodeio na Fenamilho 2015

O valor da causa foi estipulado em R$180 mil.

Montaria em touro durante a Fenamilho. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ingressou com uma ação na justiça na tarde desta terça-feira (26) pedindo a não realização do rodeio na Fenamilho 2015. A ação contra o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas argumenta que a prática de rodeio configura maus tratos a animais. A ação corre na 1ª Vara Cível da comarca de Patos de Minas.

A ação foi proposta pelo promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Jr. De acordo com a ação, a competição geralmente usa de meios e instrumentos como sedem, esporas e até equipamentos de choque para deixar os animais mais irritados o que acabam por abusar e provocar maus tratos aos animais, o que é proibido.

Ele, no entanto, ponderou que a intenção não é impedir a realização da Fenamilho e sim apenas a prática do rodeio. O representante do Ministério Público argumentou que a festa possui diversas outras atrações que tornam desnecessárias as competições envolvendo animais. José Carlos informou que em várias outras festas já não se promove mais a prática de rodeio.

Como a ação foi proposta nesta terça, o Sindicato dos Produtores Rurais ainda não teve conhecimento do conteúdo do processo. Mas adiantou que caso a decisão seja desfavorável que vai recorrer. O valor da causa foi estipulado em R$ 180 mil. O rodeio é uma das atividades mais tradicionais da Festa do Milho que chega a sua 57ª edição. A decisão da ação civil pública deve sair nos próximos dias.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais