Ministério Público emite recomendação proibindo tráfego de caminhões na Ponte do Paranaíba

A promotora de justiça Vanessa Dosualdo Freitas emitiu uma recomendação à Administração Municipal para que a Prefeitura adote, no prazo de 10 dias, medidas para coibir o desrespeito

Imagens mostram o tráfego intenso de carretas e caminhões com peso muito acima das 15 toneladas.

O Ministério Público quer impedir o tráfego de veículos pesados sobre a Ponte do Rio Paranaíba no bairro Nossa Senhora Aparecida em Patos de Minas. A promotora de justiça Vanessa Dosualdo Freitas emitiu uma recomendação à Administração Municipal para que a Prefeitura adote, no prazo de 10 dias, medidas para coibir o desrespeito ao limite máximo de peso sobre a estrutura, que é tombada pelo Patrimônio Histórico.

Na última semana, o Patos Hoje mostrou a denúncia de moradores preocupados com a situação. Leia mais! Eles fizeram um vídeo mostrando o tráfego intenso de carretas e caminhões com peso muito acima das 15 toneladas estabelecido na sinalização. A denúncia também mostra trincos e rachaduras na estrutura da ponte, que foi construída na década de 30. Um abaixo-assinado foi apresentado com pedido de providências.

O Ministério Público agiu rápido e emitiu uma recomendação à Prefeitura cobrando a adoção de medidas para proteger a chamada “Ponte do Arco”. A promotora Vanessa Dosualdo Freitas quer que a Administração Municipal reforce a sinalização e a fiscalização, utilizando inclusive o poder de polícia, para proibir o tráfego de caminhões e carretas sobre a estrutura.

De acordo com o órgão, o tráfego intenso de veículos no local provoca a exposição contínua às vibrações a qual poderá acarretar o desgaste da estrutura de sustentação, causando trincas e rachaduras, capazes de levar a ponte à ruína, o que coloca em risco não só patrimônio cultural, mas também a vida das pessoas que trafegam pelo local.

A Ponte sobre o Rio Paranaíba faz a ligação da cidade com o distrito industrial. É por ali que passam também os caminhões de coleta de lixo com destino ao aterro sanitário. Mas o Ministério Público entende que existem outras alternativas. O órgão recomenda que os veículos com mais de 15 toneladas utilizem a BR 365 e a chamada Estrada da Serrinha.

O Ministério Público concedeu prazo de 10 dias para que a Prefeitura adote as medidas necessárias para proibir o tráfego de veículos pesados sobre a Ponte do Rio Paranaíba. O  órgão também pediu à Administração Municipal que informe em um prazo de 48 horas se a recomendação será cumprida.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais