Ministério Público e Copasa assinam TAC para aprimorar atendimento em todo o estado

Ampliação dos canais de atendimento ao consumidor é um dos pontos que deve ser aprimorado

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa) para realização de melhorias no atendimento do consumidor em todo o estado de Minas Gerais.

O acordo firmado pelo promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu, da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, estabelece diversas obrigações para a Copasa. Entre eles estão a ampliação dos canais de atendimento ao consumidor, incluindo meios digitais e telefônicos, e a redução do tempo de espera no atendimento presencial para, no máximo, 30 minutos.

Sobre o atendimento presencial, o TAC prevê que sua implementação ocorra de forma regionalizada e escalonada, considerando o total da população atendida pela Copasa. Em até 12 meses, o atendimento presencial estará disponível para 40% da população do estado, representada pelo município de Belo Horizonte e região metropolitana. Em até 24 meses, o atendimento será estendido para mais 20% da população, correspondente às regiões Leste e Nordeste.

Nos 24 meses seguintes, o atendimento será expandido para as demais regiões do estado. Durante o período de implementação do atendimento presencial, os consumidores das regiões ainda não contempladas terão prioridade de atendimento por meio da ouvidoria da Copasa. Além disso, a empresa se compromete a cumprir as normas legais de atendimento ao consumidor, assegurando o direito ao atendimento prioritário.

A Copasa também deverá enviar relatórios anuais à 14ª Promotoria de Justiça, detalhando o cumprimento das obrigações assumidas. A não observância dos compromissos implicará multa de R$ 100 mil por descumprimento, valor que será destinado ao Fundo Estadual de Proteção ao Consumidor, além da instauração de novo procedimento contra a Copasa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais