Ministério Público apresenta “Projeto Jandira” para acabar com a evasão escolar

A iniciativa tem por objetivo combater a evasão escolar através de ações articuladas envolvendo todos esses órgãos.


Uma das punições para o pai que não mantêm o filho na escola é a interrupção dos repasses do programa Bolsa Família, explica a promotora.
Representantes do Ministério Público, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar se reuniram na tarde dessa segunda-feira (02) para conhecerem o “Projeto Jandira”. A iniciativa tem por objetivo combater a evasão escolar através de ações articuladas envolvendo todos esses órgãos.

O Projeto Jandira já está implantado em outras regiões de Minas com resultados positivos. A iniciativa é do Ministério Público e visa garantir a permanência dos estudantes de 07 a 18 anos na escola. Para que isso aconteça, o órgão será informado toda vez que o aluno tiver 7 faltas consecutivas ou 12 faltas intercaladas em um mês.

Com o controle da presença dos alunos na escola, o Ministério Público e Conselho Tutelar poderão adotar medidas em tempo de fazer com que ele volte para a escola sem ter o ano letivo comprometido. A coordenadora regional da infância do Ministério Público, a promotora de justiça Vanessa Dosualdo está otimista com o Projeto Jandira.

Em Patos de Minas, a iniciativa vai incluir outro problema enfrentado pelas escolas que é a indisciplina. Um artigo será incluído no Projeto Jandira propondo medidas para inibir a indisciplina dos estudantes. Aqueles que não se adequarem as normas da escola poderão até ser expulsos. A promotora explica, no entanto, que o direito a educação não poderá ser negado e ele terá que ser transferido para outra escola.

Com esta iniciativa, os pais também poderão ser responsabilizados. “Uma das punições para o pai que não mantêm o filho na escola é a interrupção dos repasses do programa Bolsa Família”, explica a promotora Vanessa Dosualdo.

O promotor da infância e juventude, Jacques Souto, também aposta no Projeto Jandira para reduzir a evasão escolar. Ele lembra que um estudante fora da escola pode trazer grandes prejuízos para a sociedade como um todo. A proposta está na fase de apresentação e deverá ser implantada nos próximos meses.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais