Ministério Público apresenta “Projeto Jandira” para acabar com a evasão escolar

A iniciativa tem por objetivo combater a evasão escolar através de ações articuladas envolvendo todos esses órgãos.


Uma das punições para o pai que não mantêm o filho na escola é a interrupção dos repasses do programa Bolsa Família, explica a promotora.
Representantes do Ministério Público, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar se reuniram na tarde dessa segunda-feira (02) para conhecerem o “Projeto Jandira”. A iniciativa tem por objetivo combater a evasão escolar através de ações articuladas envolvendo todos esses órgãos.

O Projeto Jandira já está implantado em outras regiões de Minas com resultados positivos. A iniciativa é do Ministério Público e visa garantir a permanência dos estudantes de 07 a 18 anos na escola. Para que isso aconteça, o órgão será informado toda vez que o aluno tiver 7 faltas consecutivas ou 12 faltas intercaladas em um mês.

Com o controle da presença dos alunos na escola, o Ministério Público e Conselho Tutelar poderão adotar medidas em tempo de fazer com que ele volte para a escola sem ter o ano letivo comprometido. A coordenadora regional da infância do Ministério Público, a promotora de justiça Vanessa Dosualdo está otimista com o Projeto Jandira.

Em Patos de Minas, a iniciativa vai incluir outro problema enfrentado pelas escolas que é a indisciplina. Um artigo será incluído no Projeto Jandira propondo medidas para inibir a indisciplina dos estudantes. Aqueles que não se adequarem as normas da escola poderão até ser expulsos. A promotora explica, no entanto, que o direito a educação não poderá ser negado e ele terá que ser transferido para outra escola.

Com esta iniciativa, os pais também poderão ser responsabilizados. “Uma das punições para o pai que não mantêm o filho na escola é a interrupção dos repasses do programa Bolsa Família”, explica a promotora Vanessa Dosualdo.

O promotor da infância e juventude, Jacques Souto, também aposta no Projeto Jandira para reduzir a evasão escolar. Ele lembra que um estudante fora da escola pode trazer grandes prejuízos para a sociedade como um todo. A proposta está na fase de apresentação e deverá ser implantada nos próximos meses.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Homem é preso após tentar agarrar mulher à força, brigar com outro indivíduo e ameaçar policiais

Veja mais