Ministério da Economia prevê rombo primário de 12% do PIB para setor público em 2020

A Secretaria Especial da Fazenda considerou uma retração de 6,5% para o PIB

O Ministério da Economia previu nesta quinta-feira que o déficit primário do setor público consolidado será de 828,6 bilhões de reais em 2020, equivalente a 12% do Produto Interno Bruto (PIB), numa piora frente ao patamar de 9,9% calculado antes.

Para sua nova conta, a Secretaria Especial da Fazenda considerou uma retração de 6,5% para o PIB, retirada da pesquisa Focus do Banco Central com economistas. Antes, tinha levado em conta a projeção de queda de 4,7% para a economia, que segue sendo a estimativa oficial da pasta.

A estimativa é que apenas as medidas para o enfrentamento à crise com o coronavírus terão um impacto no primário de 521,3 bilhões de reais, ante 417,7 bilhões de reais antes.

No fechamento do ano, a expectativa é de que a dívida bruta subirá a 98,2% do PIB ao fim de 2020, também considerando um tombo do PIB de 6,5%, contra patamar de 93,5% do PIB calculado em maio.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais