Mesmo sem casos confirmados, Prefeitura já capacita servidores para tratar Monkeypox

Nessa segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e em parceria com o infectologista Bruno César Pires, promoveu um treinamento sobre a doença.

Patos de Minas ainda não tem casos confirmados de Monkeypox, popularmente conhecida como Varíola dos Macacos, mas a Prefeitura já prepara servidores para tratar os possíveis pacientes. Nessa segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e em parceria com o infectologista Bruno César Pires, promoveu um treinamento sobre a doença.

O treinamento teve como objetivo capacitar as equipes de saúde quanto ao diagnóstico da doença e tratamento disponível. Profissionais da rede privada e de outros municípios da Macrorregião Noroeste também foram convidados. Atualmente existe uma preocupação com a chamada Varíola dos Macacos, que se propaga rapidamente pelo mundo.

A Monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Geralmente, a Monkeypox não evolui para quadros mais graves em pessoas adultas, mas o vírus pode levar a quadros mais graves em crianças. As gestantes também merecem atenção especial, uma vez que o vírus pode ser transmitido para o feto. Os casos suspeitos de varíola causada pelo vírus Monkeypox devem ser notificados de forma imediata, em até 24 horas, por se tratarem de eventos de saúde pública.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais