Mesmo com intervenção do Ministério Público, Prefeitura continua sem prestar contas

O prazo estabelecido pelo órgão está vencido há mais de 60 dias.

O pedido de prorrogação do prazo não foi aceito.

Nem a ação do Ministério Público, com a abertura de Inquérito Civil Público, foi capaz de fazer com que a Prefeitura Municipal de Patos de Minas prestasse contas da situação financeira do município. O prazo estabelecido pelo órgão está vencido há mais de 60 dias e o promotor de justiça Paulo César de Freitas pode entrar com o pedido de afastamento do prefeito Pedro Lucas, caso os relatórios de metas fiscais não sejam apresentado até a próxima segunda-feira (09).

A Lei de Responsabilidade Fiscal obriga os prefeitos a apresentarem relatórios de metas fiscais a cada quatro meses. O descumprimento desta determinação pode acarretar em graves punições como multas e até o afastamento do chefe do executivo. Entretanto, em Patos de Minas os relatórios não são apresentados desde maio do ano passado. A Justificativa da Administração Municipal é a mudança do sistema de informática que tem apresentado falhas.

A Lei determina que os relatórios de metas fiscais sejam apresentados em audiências públicas na Câmara Municipal. Como as contas do segundo e terceiro quadrimestre de 2015 não foram apresentadas, os vereadores decidiram levar o caso ao Ministério Público. O promotor Paulo César de Freitas abriu um Inquérito Civil Público e estabeleceu prazo para que os relatórios fossem apresentados. Já se passaram mais de 60 dias e a determinação não foi cumprida.

Por último, a Administração Municipal informou que vai prestar contas ao órgão nesta quinta-feira (05). A Administração Municipal também se comprometeu em apresentar os relatórios de metas fiscais em Audiência na Câmara Municipal na próxima segunda-feira (09). O promotor Paulo César de Freitas adiantou que se esses prazos não forem cumpridos novamente o órgão irá pedir o afastamento do prefeito Pedro Lucas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais