Membros do Comitê Cidade Resiliente e da Defesa Civil tomam posse com Campanha da ONU promovida pelos Bombeiros

No contexto desta Campanha, ainda foi apresentado o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2021/2022 para o período de enfrentamento do período chuvoso.

Nessa terça-feira (21), no Salão do Júri do UNIPAM, o 12º BBM participou da oficialização da Campanha Patos de Minas mais Resiliente 2030 e da posse dos membros do Comitê da Cidade Resiliente pelo Prefeito Municipal Luís Eduardo Falcão Ferreira. No contexto desta Campanha, ainda foi apresentado o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2021/2022 para o período de enfrentamento do período chuvoso. Veja o decreto com todos os membros que foram empossados.

De acordo com a Ascom do 12º BPM, tais ações do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil concentram-se nas estratégias que ampliem a capacidade das cidades de planejar, preparar, mitigar, responder, recuperar-se, adaptar-se e crescer após desastres, bem como o atendimento e resposta a desastres no município de Patos de Minas e região, conforme os parâmetros nacionais e internacionais para redução do risco de desastres da ONU.

De acordo com a doutrina mencionada, os membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil foram nomeados, após chamamento, através de Portaria pelo chefe do Poder Executivo Municipal.

Dentre outras atribuições deste comitê cabe auxiliar nas decisões dos órgãos que compõem o sistema municipal de proteção e defesa civil para reduzir os riscos de desastres, provocados principalmente pelas mudanças extremas do clima, bem como possibilitar a gestão consciente e inteligente dos riscos de desastres. O Tenente Fernandes destacou a importância dos membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.


O Corpo de Bombeiros Militar vem contribuindo para a consecução, em diversos municípios de Minas Gerais, dos dez objetivos essenciais estabelecidos pelas Nações Unidas para construção de cidades resilientes, inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Neste sentido, o 12º BBM tem se colocado como parceiro do Executivo Municipal, especialmente para o desenvolvimento da Campanha Patos de Minas mais Resiliente até o ano de 2030, a fim de tornar a cidade de Patos de Minas modelo em conformidade com os padrões internacionais das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres e para o desenvolvimento sustentável.

O Prefeito Municipal Luís Eduardo Falcão destacou a questão dos alagamentos em Patos de Minas. Ele informou que um estudo completo sobre a Avenida Fátima Porto está sendo concluído para que se resolva o problema dos alagamentos recorrentes na avenida. Ele explicou que no próximo ano será iniciada a obra que vai terminar a canalização do Córrego do Monjolo até a avenida Jk. Ele também observou que na Rua São Geraldo também há intenção de se fazer um trabalho para solucionar os problemas da via.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais